header top bar

section content

Senador Vital promove audiência com Ministro das Comunicações para debater qualidade do serviço de telefonia móvel

E o jornalista Leão Serva disse que as promoções não duram para sempre, pois são colocados limites nos planos ilimitados.

Por

26/05/2014 às 14h53

Senador Vital do Rego em Brasília. Veja!

As Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, e Fiscalização e Controle (CMA), e a de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Serviços de Infraestrutura (CI), do qual o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) é membro ouvirá nesta terça-feira (27) às 10h, em audiência pública, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo sobre o serviço de telefonia móvel no Brasil.

Segundo Vital, na última terça-feira (20), o debate sobre o tema contou a participação dos presidentes das empresas Vivo, TIM e Claro, respectivamente, Antonio Carlos Valente, Rodrigo Abreu, e Carlos Zenteno, além de um representante da OI. A falta de infraestrutura foi a justificativa alegada por eles para a baixa qualidade do serviço. Segundo os executivos, seria necessário instalar mais antenas e, para isso, mudar a legislação, aprovando o projeto da Lei Geral das Antenas (PLS 293/2012).

Também participaram do debate o jornalista Leão Serva, da Folha de São Paulo, e a promotora do Ministério Público de Sergipe Euza Missano, que criticaram as falhas nos serviços de telefonia móvel e internet e a incapacidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de fiscalizar as operadoras.

O presidente da Anatel, João Rezende, afirmou que tem fiscalizado as empresas e constatado que algumas não têm cumprido a velocidade de internet normatizada pelo órgão.

Outro fator questionado na audiência foi o alto preço das tarifas pelo serviço de telefonia móvel, indicado por estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Os presidentes das telefônicas rebateram as acusações de que as tarifas são muito altas no Brasil, afirmando que o estudo da UIT se baseou em tabela da Anatel com valor máximo das tarifas. 

E o jornalista Leão Serva disse que as promoções não duram para sempre, pois são colocados limites nos planos ilimitados.

"Hábitos comuns de milhões de brasileiros, como assistir televisão e ao mesmo tempo falar ao telefone, estão ameaçados porque, segundo reportagem, a faixa de 700 MHz, utilizada pelos serviços de banda larga, o chamado 4 G, trafega numa espécie de corredor próxima à frequência da TV digital, o que pode interferir no sinal da televisão", apontou o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que foi um dos que requereu a organização do debate.

As audiências públicas foram requeridas por vários senadores. Entre eles o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). A reunião de terça-feira será realizada na sala 6 da Ala Senador Nilo Coelho.
 
Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: