header top bar

section content

Governo e prefeituras da região de Patos assinam parceria em favor da agricultura familiar

A Igreja participou do evento, sendo representada pelo padre José Joácio de Medeiros.

Por

23/05/2014 às 15h32

Prefeitura fará evento para agricultores (Foto: ilustrativa)

A realização da Terceira Jornada de Inclusão Produtiva na cidade de Junco do Seridó, no alto Sertão, reuniu cerca de 800 agricultores familiares de 16 municípios da região de administrativa da Emater Paraíba em Patos, na manhã desta quinta-feira (22), quando expuseram e comercializaram seus produtos, tiveram acesso e obtiveram informações sobre programas e políticas públicas diversas. 

A abertura foi feita pelo vice-governador Rômulo Gouveia, que destacou todo o potencial da agricultura familiar, e enfatizou a participação dos municípios e a integração de todos os órgãos da administração estadual que trabalham para colocar em prática as ações voltadas para o setor agropecuário, e principalmente a estruturação do desenvolvimento rural sustentável. 

Segundo o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros Costa, foi por meio das Jornadas de Inclusão Produtiva que o Governo do Estado já investiu mais de R$ 104 milhões na agricultura familiar, fortalecendo a economia dos municípios e pequenas propriedades rurais, beneficiando diretamente mais de 11 mil familiares agricultoras. Ainda conforme o presidente da Emater, foram liberados pelo Banco do Brasil, via Pronaf, recursos da ordem de R$ 119.948,63 para nove familiares de agricultores de Junco de Seridó. 

Antes da abertura do evento, o vice-governador, o secretário de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Agamenon Vieira, o secretário executivo da Agricultura Familiar, José Gonçalves, o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros, o prefeito Cosmo Simões de Medeiros (Branco) e o coordenador regional da Emater, Francisco Acácio, entregaram as novas instalações da Unidade Operativa da Empresa na cidade que passa a funcionar num novo prédio. 

O vice-governador também lembrou que durante três anos e cinco meses o Governo do Estado buscou intensificar o repasse de recursos para atender a agricultura familiar, com foco para os arranjos produtivos de cada região. Ressaltou a importância dos criadores continuarem a vacinar seus rebanhos, mesmo que a Paraíba esteja com status livre de aftosa. A campanha está sendo realizada durante o mês de maio, com a participação de 300 técnicos da Emater, além de agentes da Defesa Agropecuária da Sedap. 

Durante o evento foi assinado termo de cooperação técnica entre a prefeitura municipal e a Emater Paraíba para a efetivação de ações em favor da agricultura familiar. Também aconteceu a distribuição de alevinos pela Empasa, sementes de sorgo, feijão, milho e mudas florestais, balanças eletrônicas e equipamentos para agricultores fornecedores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

O prefeito Cosmo Medeiros (Branco) destacou a parceria que a prefeitura municipal mantém com a Emater Paraíba, lembrando que ao assumir a administração do município havia prometido colocar a Unidade Operativa num local onde pudesse atender aos agricultores de forma digna, “pois não tinha um local certo de atendimento, porque o escritório mudava constantemente de endereço”. Disse que, com a entrega do novo prédio, os técnicos têm um lugar garantido para atender com maior conforto e comodidade a todos. 

No local do evento, os agricultores visitaram mostras tecnológicas, com exposição e comercialização de produtos agropecuários, com destaque para produção de mel de abelha, criação de galinha de capoeira, além de exposição e feira de bovinos, caprinos, ovinos e suínos e aves. Foi montada unidade demonstrativa de energia solar com irrigação localizada que poderá ser usada no cultivo de palma forrageira. Houve também demonstrações de confecção de blocos multinutricionais, silagem e fenação para alimentar o rebanho em períodos de estiagem. 

A feira da agricultura familiar, exposição de artesanato em madeira, cerâmica e pedras, confecções e renda chamaram a atenção dos visitantes. No evento foram disponibilizados aos presentes, numa iniciativa da prefeitura municipal que esteve presente com toda a sua estrutura, além de suas secretarias, com serviços básicos de saúde, ação social, educação, agricultura, entre outras ações. 

Os Bancos do Brasil e do Nordeste atenderam e tiraram dúvidas de agricultores com relação a financiamento de crédito rural, a Sudema, Empasa e a Embrapa participaram do evento, que contou também com apoio de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e associações comunitárias rurais. 

No ano passado, a região de Patos, em 16 Jornadas de Inclusão Produtivas realizadas, contou com a participação de 5.447 pessoas, com atendimento a 4.303 agricultores familiares, informou o coordenador regional da Emater Paraíba, Francisco Acácio da Silva. 

Além dos agricultores familiares dos 16 municípios integrantes da região administrativa de Patos, prestigiaram o evento deputados, secretários de Estado, prefeitos e secretários municipais e vereadores. A Igreja participou do evento, sendo representada pelo padre José Joácio de Medeiros.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: