header top bar

section content

Vital do Rêgo, Nilda Gondim e Veneziano lembram dos 79 anos de tribuno Vital

"A vida vivida por meu pai e a vida eterna consagrada a ele. Um bom dia para todos”, postou o senador.

Por

21/05/2014 às 15h30

Veneziano e o senador Vitalzinho. Veja!

Se estivesse vivo, o tribuno Vital do Rêgo completaria nesta quarta-feira (21), 79 anos. Tomado pela emoção, e ainda lembrando de cada momento que viveu com o tribuno, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), e Veneziano Vital do Rêgo, prestaram homenagem ao homem que esteve a frente de seu tempo.
“Hoje é um dia de celebrar a vida em todos os sentidos. A vida vivida por meu pai e a vida eterna consagrada a ele. Um bom dia para todos”, postou o senador.

Falando em nome da família, Vital enfatizou que a vida de Dr. Vital foi marcante em todos os aspectos, e a passagem serviu de exemplo para muitos paraibanos. “Vital deixou exemplos que devem ser seguidos. Hoje, principalmente os mais jovens tem em Vital do Rêgo uma referência de pessoa humana, de homem público e de notável jurista”, afirmou o senador paraibano.

Em nome dos seus irmãos o parlamentar paraibano agradeceu a Deus o pai que teve. “Na condição de filho; e os filhos que tenho, na condição de pai, sinto que o ideal e o perfeito desse dia seria beijar e ser beijado; sentir o abraço e poder abraçar; ser abençoado e poder abençoar; rir, no lugar de somente lembrar”.

Para o senador paraibano, Vital do Rêgo deixou um grande legado na Paraíba, por ter sido uma referência de pessoa humana, de homem público e um notável jurista. “Até hoje, por onde ando, as pessoas me lembram da figura humana, caridosa, sábia e eloquente que era Vital”, ressaltou.
 
Histórico – Vital do Rego foi um dos maiores políticos, tribunos e juristas do país. Nascido em 21 de Maio de 1935, era nacionalmente conhecido pela sua oratória envolvente e inconfundível, sendo, durante muitos anos, o principal nome do Tribunal do Júri paraibano, além de se destacar como professor de Direito Penal.

Foi presidente municipal do PMDB de Campina Grande, partido ao qual se filiou ainda em 2009. Teve vibrante trajetória política, na condição de deputado federal e estadual, além de ter disputado a Prefeitura Municipal de Campina Grande em duas ocasiões.

Em suas memoráveis campanhas políticas, sempre iniciava os seus discursos com uma frase que se tornou a sua marca e uma expressão célebre na História política paraibana: “Destemidos e valorosos companheiros de lutas e de vitórias!”. A frase era sempre usada porque quando abraçava uma causa, ia com ela até o seu final, arrastando multidões de admiradores que até hoje estão enlutados com o seu desaparecimento.
 
Vida Política – Vital do Rêgo foi deputado estadual de 1959 a 1963 pelo PSD; deputado federal de 1963 a 1967 pela UDN; e de 1967 a 1969 pela ARENA. Foi cassado pela ditadura militar, instalada no Brasil em 1964, tendo voltado a disputar um cargo eletivo só em 1982, em memorável disputa com Ronaldo Cunha Lima, pela prefeitura de Campina Grande. Também foi eleito deputado federal de 1991 a 1995, pelo PDT.
 
Na Câmara Federal, Vital foi Corregedor Geral, cargo que honrou com invulgar distinção. Seus discursos e posições no plenário e na Comissão de Constituição e Justiça ainda hoje recebem menções elogiosas.
 
Tradição Familiar – Vital do Rêgo era filho do Major Veneziano Vital do Rêgo (também político) e de Vicentina Figueiredo. Suas tradições políticas são claramente percebidas na própria trajetória do pai, pois o Major Veneziano desfrutou de grande sucesso político em Pernambuco, onde foi deputado estadual, por duas legislaturas, inclusive presidindo Assembleia Legislativa do vizinho Estado, de 1950 a 1958.
 
A árvore genealógica do jurista Vital do Rêgo também contém outras figuras de peso da política paraibana. O sogro de Vital do Rêgo e avô do atual prefeito de Campina Grande, Pedro Moreno Gondim, pai da senhora Nilda Gondim, governou a Paraíba de 1958 a 1966 e morreu em julho de 2005.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: