Procuradores do MPF vão investigar descaso na comunidade cigana em Sousa. Vídeo!
O objetivo da reunião foi conscientizar a opinião pública sobre a cultura cigana, com o intuito de enfrentar os problemas sofridos pela comunidade
Aconteceu na última quarta-feira (30) na Câmara Municipal de Sousa uma audiência pública de combate à discriminação ao povo cigano.
O encontro contou representantes dos três ranchos ciganos e demais membros das comunidades, a reunião contou, ainda, com a presença de vereadores e representantes da Cehap, Polícia Militar, Consea-PB e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
O objetivo da reunião foi conscientizar a opinião pública sobre a cultura cigana, com o intuito de enfrentar os problemas sofridos pela comunidade.
O procurador regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba, Dr. José Guilherme da Costa, destacou que vários dos problemas podem ser solucionados com medidas simples e com diálogo. Como exemplo, destacou a demanda do registro civil e não entrega de alguns documentos, a falta de médico no posto de saúde da família dos ciganos, a questão das cestas básicas e o problema da regularização da área. Dr. José Guilherme Ferraz da Costa ainda sugeriu que o legislativo municipal cobre e fiscalize a execução de políticas públicas para os ciganos, bem como que reflita e podere sobre a possibilidade de criar uma comissão de vereadores, apartidária, para tratamento específico sobre questões envolvendo os direitos dos ciganos.
O representante da comunidade cigana, Francisco Vidal Pereira, fez crítica às políticas públicas adotadas por autoridades em relação ao povo cigano. “O PSF de nossa comunidade mesmo sendo o melhor da cidade não tem médico para fazer o atendimento, já cobrei ao prefeito várias vezes por melhorias. Também reivindiquei um trabalho de pavimentação nas dependências de nossas moradias”, disse.
Veja vídeo!
Veja as imagens na galeria abaixo. Clique para ampliar a foto!
Afonso Webe do DIÁRIO DO SERTÃO em Sousa
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário