header top bar

section content

Segurança lança portal com fotos de procurados pela polícia da Paraíba

População pode denunciar através do telefone. Site tem imagens e mandados para impressão.

Por

25/09/2013 às 08h33

Com o objetivo de concretizar mandados de prisão em aberto, a Polícia Civil da Paraíba colocou no ar um portal de divulgação com fotos e nomes de criminosos procurados. Através do endereço eletrônico www.procurados.pb.gov.br é possível saber quais pessoas se encontram foragidas. O secretário de Segurança da Paraíba, Cláudio Lima, disse que os delegados têm obrigação de atualizar o portal toda vez que surgir um novo caso. “Atualmente temos muitas dificuldades nos mandados de prisão e esse portal vai facilitar bastante. Sempre que tiver um suspeito e ele fugir, o delegado deve fazer a publicação”, declarou.

Segundo secretário, o endereço foi colocado em definitivo no ar na segunda-feira (23). “O modelo já foi adotado por outros estados e agora está valendo também na Paraíba”, afirmou Lima. Ele disse que os delegados terão que seguir as regras para atualização do portal. “Uma portaria foi publicada na semana passada detalhando as regras para colocação de nomes de criminosos procurados”, explicou.

É possível fazer a busca selecionando o tipo de crime cometido. Algumas categorias são: homicídio, roubo, tráfico de drogas, formação de quadrilha, corrupção, estelionato, estupro e furto qualificado. Também é possível delimitar a busca através da comarca na qual o mandado foi expedido.

O portal funciona como um banco de dados, através do qual é possível fazer o download do mandado de prisão, o que dispensa a busca física em cartórios judiciais ou a policiais. O secretário disse ainda que espera que o portal seja mais um instrumento de denúncia por parte da população. “A polícia precisa da colaboração de todos”, frisou.

As denúncias podem ser feitas pelo número 197 ou pelo e-mail [email protected]. O anonimato é garantido. De acordo com Cláudio Lima, o próximo projeto é lançar outro portal, nos mesmos moldes desse, voltado para pessoas desaparecidas.

G1PB

Tags:
Recomendado pelo Google: