header top bar

section content

Serra e Dilma crescem no Ibope

Serra tem 38%, Dilma subiu para 17% e Ciro caiu para 13%

Por

08/12/2009 às 23h59

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), permanece liderando a corrida presidencial para 2010, de acordo com a pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem. Ele é seguido pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ambos cresceram em relação a pesquisa anterior feita em setembro.

Serra tem 38% das intenções de voto, contra 35% da pesquisa anterior. Dilma subiu de 15% para 17%. Na avaliação anterior, ela estava tecnicamente empatada com o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Na atual pesquisa, Ciro caiu de 17% para 13%. Já a senadora Marina Silva (PV-AC) caiu 2 pontos percentuais – de 8% para 6%.

Quando o governador Aécio Neves aparece como candidato tucano, o deputado Ciro Gomes assume o primeiro lugar com 26% – 2 pontos percentuais a menos que a pesquisa anterior, Dilma sobe de 18% para 20% e Aécio Neves fica em terceiro lugar com 14%, 1 ponto percentual superior em relação à simulação de três meses atrás. Já a senadora Marina Silva cai de 11% para 9% das intenções de voto.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 143 municípios, de 26 a 30 de novembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Avaliação de Lula sobe para 72%
Brasília (ABr) – Pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem mostrou melhora na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a pesquisa, 72% dos brasileiros avaliaram o governo como ótimo ou bom em novembro– 3 pontos percentuais acima do resultado de setembro, 69%.
Os dados indicam que 6% dos entrevistados classificam o governo como ruim ou péssimo, contra os 9% registrados há três meses. Para 21%, o governo é regular – um ponto percentual abaixo do índice de setembro. Em dezembro de 2008, período anterior aos efeitos mais críticos da crise financeira mundial, a avaliação positiva do governo alcançava 73%.

“Pela terceira rodada consecutiva, a pesquisa CNI/Ibope registra aumento da avaliação positiva do governo Lula. A análise dos resultados de 2009 mostra uma recuperação da avaliação, após a queda registrada entre dezembro de 2008 e março deste ano, período mais crítico da crise econômica internacional. De março para cá, a avaliação positiva cresceu oito pontos percentuais, retornando ao mesmo patamar do período pré-crise, em dezembro passado”, diz a pesquisa.

A avaliação do governo Lula melhorou entre os homens, de 25 a 39 anos, com nível superior e com renda superior a cinco salários mínimos. A aprovação da atuação do presidente Lula também cresceu e passou de 81%, em setembro, para 83% em novembro – um ponto percentual menor que o índice de dezembro de 2008. A desaprovação caiu três pontos nos últimos três meses – de 17% para 14%.
A nota média dada pelos entrevistados ao governo subiu um décimo em relação a setembro, alcançando 7,7. A pesquisa mostrou também que 46% consideram o segundo mandato de Lula melhor que o primeiro, contra 44% do mês anterior. Outros 40% opinam que os dois mandatos são iguais – mesmo patamar de setembro – e 13% acreditam que o segundo mandato é pior em comparação ao anterior.

Carolina Pimentel

Tags:
Recomendado pelo Google: