header top bar

section content

Surto de meningite assusta população de São José de Piranhas

Segundo informações de profissionais de saúde, um caso oficial já foi registrado e um segundo já está sob análise das autoridades de saúde do município, com uma criança da mesma família do primeiro.

Por

26/04/2009 às 23h18

A população do Distrito de Bom Jesus, no município de São José de Piranhas, no alto sertão paraibano, está alarmada com o surto de meningite que vem surgindo nos últimos dias.

Segundo informações de profissionais de saúde do município, um caso oficial de meningite já foi registrado em São José de Piranhas, município a 523 quilômetros da capital do estado, e o paciente se encontra no Hospital Universitário de João Pessoa.

Um segundo caso já está sob análise das autoridades de saúde do município, uma criança da mesma família do primeiro caso está internada no Hospital Infantil de Cajazeiras.

Até agora, nenhuma vítima fatal, mais o fato do surgimento de dois casos em uma mesma família, já preocupa as autoridades de saúde do município e da 9º Regional de Saúde, por se tratar de uma doença infecto-contagiosa grave, que prolifera-se rapidamente.

A meningite pode ser causada por vários agentes (fungo, bactéria, vírus ou protozoário) e geralmente é transmitida por um portador sadio. Geralmente é aquela pessoa que não apresenta sintomas da doença, mas tem em seu organismo o agente e, sem ter consciência, transmite para outros indivíduos.

Ainda não se sabe à identificação do agente e do sorogrupo prevalente no momento, mas as ações de controle e tratamento já foram iniciadas. “A assistência aos pacientes têm sido imediata, introduzindo ao tratamento, medicamentos para que não evoluam os quadros.

Uma equipe investiga os contatos mais íntimos daqueles que manifestam os sintomas e tem o diagnóstico positivo para a doença em São José de Piranhas. Eles passam por exames de sangue e liquor (líquido da coluna). São considerados contatos íntimos pessoas que convivem diariamente por pelo menos oito horas. Podem ser desde parentes do convívio domiciliar a colegas de trabalho ou escola.

O que é Meningite?
Inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central — as meninges.

Como se adquire?
Depende do tipo de germe. Pode estar associado a um quadro infeccioso respiratório, viral ou bacteriano, como otites (infecção do ouvido), amidalites (infecção na garganta), trauma cranioencefálico, por exemplo.

Sintomas
Em adultos:
Febre alta, prostração, dor de cabeça, vômitos, aparecimento na pele de pequenas manchas violáceas (petéquias) que inicialmente são semelhantes às picadas de mosquitos, mas que rapidamente aumentam de número e de tamanho, dor e dificuldade na movimentação do pescoço (rigidez de nuca).

Em crianças com menos de 1 ano de idade
As manifestações da meningite podem ser febre, irritação, choro constante e abaulamento da fontanela (“ moleira”) sem rigidez de nuca.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão.


Tags:
Recomendado pelo Google: