Vereadores terão salários reduzidos
A redução deverá acontecer na Câmara de Bom Jesus
Os vereadores da Câmara Municipal de Bom Jesus em Sessão Ordinária realizada na tarde da última terça (14), foiram pegos de surpresa com a proposta do Presidente Francisco Jocerlan Guedes de Aquino (PV), que propôs a redução dos vencimentos básicos e outras parcelas remuneratórias do salário de vereadores – como hora-extra e outras vantagens pessoais de todos os vereadores.
As alegações do presidente da Câmara, além da crise financeira que passa todos os municípios brasileiros, a Câmara de Bom Jesus está com altas dividas, que vão de INSS até dividas com FGTS. Segundo Jocerlan, em consulta feita ao Tribunal de Contas, recebeu a orientação de que suas contas poderiam ser reprovadas por falta de cumprimentos da previdência.
A Câmara de Bom Jesus fez um reescalonamento de dividas com o Instituro de Seguridade Social (INSS) com parcelas que ultrapassam 3 mil reais, enquanto que a receita do duodécimo mensal é R$ 34.884,64, ficando praticamente impossivel o cumprimento do acordo. Em Bom Jesus os vereadores recebem remuneração de R$ 2.300,00.
A sessão foi bastante tumultuada, tendo em vista que os vereadores não aceitam a proposta da presidência. Para convencer os seus pares, o presidente da Câmara apresentou um relatório elaborado pela assessoria jurídica, e contábil, mostrando a necessidade de mudanças no valor dos vencimentos dos parlamentares mirins de Bom Jesus para que seja quitado o débito com o INSS.
A definição final na aconteceu, ficando para as próximas sessões, que promete ter muitas discussões em todo da redução.
A Câmara fará uma consulta ao TC para obter as informações da possibilidade da reduçaõ dos vencimentos dos vereadores, sem que corra o risco de futuramente a Câmara ter que ressassir os parlamentares pela eventual redução.
JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário