header top bar

section content

Orçamento Democratico tem inicío

A primeira audiência popular será no bairro Cristo Rei.

Por

24/03/2009 às 01h16

A Prefeitura de Cajazeiras promoverá hoje (24), a primeira audiência popular regional, da primeira etapa da implantação do Ciclo do Orçamento Democrático Municipal na cidade.

O encontro acontecerá a partir das 19h00, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristiano Cartaxo, localizada no bairro Cristo Rei. Cerca de 500 pessoas estão sendo esperadas para o encontro que tem como objetivo permitir que a população cajazeirense possa definir as prioridades de ações a serem executadas pela Administração Municipal ao longo da atual gestão do prefeito Léo Abreu (PSB).

A coordenadora do Orçamento Democrático de Cajazeiras, Cícera Cavalcante de Sousa lembra que para a implantação do Programa o município de Cajazeiras foi dividido em nove regiões, sendo seis localizadas na zona urbana, uma com as Associações Comunitárias Rurais, outra com o Distrito de Boqueirão, mais precisamente em Engenheiro Ávidos e uma outra com o Distrito de Divinópolis.

“Todas essas nove regiões de Cajazeiras participarão das cinco etapas de desenvolvimento do Ciclo do Orçamento Democrático. E a audiência popular de hoje acontecerá na quinta região, que compreende além do bairro Cristo Rei, os bairros Vila Nova I e II, Jardim Oásis e Jardim Adalgisa”, contou Cícera.

Na manhã do último sábado (21), representantes de 80% das cerca de 100 Associações Comunitárias Rurais da localidade participaram de uma assembleia, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras, que serviu para que eles já se inteirassem das etapas do Orçamento Democrático que foi adotado, recentemente, como modelo de gestão, pela Prefeitura Municipal. De acordo com Cícera Cavalcante, na oportunidade, foram discutidas e definidas as prioridades para o Orçamento Democrático na zona rural do município.

“Foi um encontro positivo onde já tivemos um bom envolvimento da população no desenvolvimento do orçamento, pois em apenas uma reunião já foram apresentadas propostas de metodologia de trabalho”, afirmou a coordenadora.

Ela destacou também que os representantes dos 20% das Associações Comunitárias Rurais restantes que não estiveram na assembleia já procuram ontem (23) à sede da coordenadoria do Orçamento Democrático, localizada no prédio da Prefeitura, para se interar do que foi debatido na assembleia e também já confirmar suas presenças para o novo encontro dessa regional que está previsto para o próximo dia 04 de Abril.

Etapas do Ciclo

A primeira etapa do ciclo consiste em definir as prioridades e apresentar o diagnóstico do município. Na segunda fase são realizadas as assembleias regionais para tratar da escolha dos delegados do Orçamento e ainda definir os temas das audiências públicas setoriais.

O terceiro momento compete em realizar a assembleia geral dos delegados do Orçamento e consolidar o trabalho dos presidentes das regionais. Na quarta etapa é criado o Conselho do Orçamento e definidos os nomes dos integrantes do mesmo e também são realizadas as audiências setoriais. E na quinta e última fase ocorre a avaliação geral do Ciclo do Orçamento Democrático.

Ascom

Tags:
Recomendado pelo Google: