header top bar

section content

Prefeitura municipal de Poço Dantas instala horta comunitária em área de Assentamento

A Prefeitura Municipal de Poço Dantas vem incentivando a instalação de hortas comunitárias em seu município como forma de promover a melhoria das condições de vida das famílias rurais, principalmente aquelas que vivem exclusivamente da agricultura familiar. Recentemente o Prefeito Itamar Moreira, através da Secretaria de Ação Social e técnicos da EMATER, promoveram a instalação […]

Por

18/03/2009 às 00h26

/A Prefeitura Municipal de Poço Dantas vem incentivando a instalação de hortas comunitárias em seu município como forma de promover a melhoria das condições de vida das famílias rurais, principalmente aquelas que vivem exclusivamente da agricultura familiar.

Recentemente o Prefeito Itamar Moreira, através da Secretaria de Ação Social e técnicos da EMATER, promoveram a instalação de uma horta comunitária no Assentamento Bom Jesus, onde 10 famílias estão sendo assistidas; na oportunidade para desenvolvimento do projeto foram adquiridos material como conjunto de eletrobombas vários equipamentos e implementos, sementes, tubulação, caixa d’água entre outros.

A área onde está sendo desenvolvido o empreendimento é de propriedade dos assentados, enquanto que a assistência técnica é dada pelo técnico Alexandre Oliveira do Departamento de Agricultura do Município e a disposição da EMATER-PB. O Prefeito Itamar Moreira, que também é técnico, tem feito varias visitas ao local, inclusive participando de reuniões com os produtores e donas de casa, enfatizando a importância desta prática agrícola, sobretudo nos aspectos da geração de emprego e renda.

No concernente aos canteiros, já foram implantados mais de 100 unidades, onde estão sendo produzidos: coentro, beterraba, pimentão, cenoura, cebolinha, tomate entre outros, e toda a produção está sendo adquirida pelo município através do Programa Compra Direta da Agricultura Familiar, enquanto que o excedente da produção está sendo comercializado em feiras livres das cidades vizinhas como: Uiraúna, Luis Gomes, Santarém, Bernardino Batista, entre outras.

Os recursos para implantação das hortas são provenientes de dotação própria do município e de recursos do IGD- Índice de Gestão Descentralizada, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome- MDS. De acordo com o Prefeito Itamar Moreira “Esta é uma iniciativa pioneira no município de Poço Dantas, e que é uma meta de trabalho estender esta ação com outras comunidades rurais, além de outras áreas urbanas.

EVALDO MONTES
De Poço Dantas
Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: