header top bar

section content

Vieirópolis atinge índice de desenvolvimento

O município de Vieirópolis conseguiu atingir a meta exigida pelo Ministério da Educação quanto ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apresentando dados superiores as médias do Estado e do País. O estudo é baseado no desempenho da Prova Brasil e nas taxas de aprovação e repetência sendo assim uma ferramenta prática para acompanhar […]

Por

23/06/2008 às 10h44

O município de Vieirópolis conseguiu atingir a meta exigida pelo Ministério da Educação quanto ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apresentando dados superiores as médias do Estado e do País.

O estudo é baseado no desempenho da Prova Brasil e nas taxas de aprovação e repetência sendo assim uma ferramenta prática para acompanhar a qualidade de educação básica. Em Vieirópolis o índice do ano de 2007 foi de 4,5 aplicado nos anos iniciais de estudo, ou seja, do 1º ao 5º anos e 3,7 do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Na opinião da professora Silvânia, secretária de Educação, o bom desempenho se deve ao trabalho iniciado pela primeira-dama Kátia Maria e continuado até hoje com as políticas de melhorias salariais aos professores, investimentos na qualidade da merenda escolar, nucleação das escolas e apoio no transporte escolar. “Todos estes fatores estimulam o aprendizado”, explica.

Índices
Segundo o prefeito Marcos Pereira, “Vieirópolis está entre os 10 melhores índices do Estado da Paraíba. Enquanto a média estadual é de 3,5 para os anos iniciais e 2,8 para os anos finais do ensino fundamental, nossa educação está bem a frente. E o que é melhor: também nos números nacionais que são 4,2 e 3,8 para os anos iniciais e finais, respectivamente”, comemora o prefeito.

De acordo com os dados do MEC, Vieirópolis apresenta índices superiores a de municípios como João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras. Ainda supera cidades como Aparecida, Marizópolis, Santa Cruz e Nazarezinho.

Dos municípios que formam a grande Sousa, apenas São Francisco encontra-se na média alcançada por Vieirópolis.

LEVI DANTAS
Da redação do Sertão em Sousa

Tags:
Recomendado pelo Google: