header top bar

section content

Idoso de Uiraúna tem coração no lado direito

Médicos do Hospital Regional de Sousa, no Sertão do Estado, descobriram durante cirurgia realizada no paciente do município de Uiraúna, Expedito Teotônio Eufrásio, de 79 anos, que ele possuía o coração no peito direito. Essa particularidade é chamada de Dextrocardia. Durante o procedimento cirúrgico ficou constatado ainda que o idoso possuia os órgãos abdominais invertidos […]

Por

21/05/2008 às 10h18

Médicos do Hospital Regional de Sousa, no Sertão do Estado, descobriram durante cirurgia realizada no paciente do município de Uiraúna, Expedito Teotônio Eufrásio, de 79 anos, que ele possuía o coração no peito direito. Essa particularidade é chamada de Dextrocardia.

Durante o procedimento cirúrgico ficou constatado ainda que o idoso possuia os órgãos abdominais invertidos e quando isso acontece, o paciente é portador da Síndrome Situs Inversus. O paciente realizava a intervenção para retirada da vesícula biliar e depois que os médicos constataram as particularidades de Expedido Teotônio, ele teve que passar por outro procedimento cirúrgico.

A nova cirurgia, feita agora do lado necessário, foi bem sucedida e o paciente está em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva.

Seguem algumas explicações médicas sobre o caso:
Dextrocardia é o nome dado à condição relativamente rara em que o coração está situado no lado direito do corpo. Há também o tipo Situs Inversus, que é uma doença congênita na qual as maiores vísceras estão colocados do outro lado, estômago e baço ficam no lado direito, fígado no esquerdo e vasos sangüineos, linfas, nervos e intestinos estão transpostos. Ocorre na quarta semanado desenvolvimento embrionário, quando o tubo primitivo se dobra para esquerda, ao invés de ir para a direita.

Acredita-se que a Dextrocardia acontece em aproximadamente 1 em umas 100 pessoas, enquanto 1 em 1.000 tem Situs Inversus. Totalis acontece em aproximadamente 1 em 5.000 com Dextrocardia Situs Inversus.

Síndrome de Kartagener acontece em aproximadamente 1 em 25 casos de Totalis. Esta desordem afeta o Sinus e os cílios Bronquial que causa Sinus constante e sintomas Bronquiais que nenhum medicamento não pode corrigir.

Embora, estatisticamente, Dextrocardia Situs Inversus não têm nenhum problema médico proveniente desta desordem, alguns são propensos a vários problemas de intestino, bronquiais e cardíacos.

Pessoas com Dextrocardia devem ser colocadas em posições contrárias quando fizerem Eletrocardiograma (ECG), além de quando estiverem fibrilando, as pás (do desfibrilador) devem ser colocadas em no lado inverso.

Sertão Notícias

Tags:
Recomendado pelo Google: