header top bar

section content

Estado deixa de liberar verbas e pacientes de hemodiálise ficam sem tratamento

Relegados a própria sorte, sem recursos e apoio, pacientes de Cajazeiras que fazem rotineiramente tratamento de hemodiálise em Sousa não agüentam mais tamanho abandono por parte do 9° Núcleo Regional

Por

07/05/2008 às 10h41

Relegados a própria sorte, sem recursos e apoio, pacientes de Cajazeiras que fazem rotineiramente tratamento de hemodiálise em Sousa não agüentam mais tamanho abandono por parte do 9° Núcleo Regional de Cajazeiras.

Eles querem sensibilizar a direção do Núcleo, a Secretária de Saúde do Estado e o governador Cássio Cunha Lima sobre determinação da Secretaria de Saúde do Estado em cortar o fornecimento das passagens para tratamento fora de domicílio (TFD), que segundo o Gerente da 9º Regional de Saúde , pacientes que residirem a menos de 50 km de distancia do local do tratamento não terão direito ao beneficio..

O último mês que receberam a verba foi de fevereiro. O atraso já está chegando a três meses e até agora eles são obrigados a passar por todo tipo de humilhação para se deslocar de Cajazeiras a Sousa, numa distância de aproximadamente 42 km.

Na dianteira da manifestação, estão os pacientes Ronaldo José da Silva, Armando Luiz, Osvaldo Rodrigues e mais 23 pacientes, que fazem hemodiálise 3 vezes por semana na cidade de Sousa.

Os pacientes esperam uma ação imediata por parte das autoridades estaduais e municipal para que esta determinação seja revista, pois se for mantida , vários pacientes que não tem se quer o que comer em suas residências poderão vir a óbito por falta de recursos para se deslocarem para se submeterem ao tratamento.

Uma manifestação está sendo programada para a próxima semana , como também uma audiência com o juíz da 4º Vara da Comarca de Cajazeiras Edvan Rodrigues.

JOSELITO FEITOSA
Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: