header top bar

section content

Sec. Vanderlúcia Alencar

D S: Professora Vanderlúcia, você já fazia parte do governo na época de Andréa Braga, portanto já tem uma radiografia geral da educação no município de Cajazeiras. Então, eu qual vai ser dessa vez a sua política de trabalho? V A: Na verdade, durante essa semana que assumi, conversei com todos os demais setores da […]

Por

26/04/2008 às 13h32

D S: Professora Vanderlúcia, você já fazia parte do governo na época de Andréa Braga, portanto já tem uma radiografia geral da educação no município de Cajazeiras. Então, eu qual vai ser dessa vez a sua política de trabalho?

V A: Na verdade, durante essa semana que assumi, conversei com todos os demais setores da secretaria para tomar pé de toda a situação que envolve a Secretaria de Educação como um todo.

D S: O município de Cajazeiras também vem enfrentando problemas com relação às aulas. Existe algumas escolas na rede municipal que estão paralisadas em virtude em função das péssimas condições das estradas?

V A: Sim, existe. Nós temos a escola do sítio Patamuté, a José Martins de Oliveira, que não tem condições de aula há quatro semanas.

D S: Então, haverá um calendário extra?

V A: Com certeza. Um calendário especial não só para essa escola, mas para outras também. Nós temos trezes escolas localizadas na zona rural que estão funcionando parcialmente.

D S: Transporte escolar é sempre um problema para todas as administrações. O Ministério Público Estadual determinou que os municípios tivessem agora só carros fechados. E aqui em Cajazeiras, que está funcionando o transporte escolar?

V A: Eu fico muito feliz com essa exigência. E nós estamos desde o ano passado passando por esse processo de adaptação e melhoramento desses veículos. Mas, graças a Deus, nossos transportes melhoraram bastante. Ainda não é o ideal. Mas se fizermos uma comparação com três ou quatro anos atrás, hoje estamos bem mais adequados, e a medida é melhorar sempre.

D S: E como está a questão do fornecimento de merendo escolar por parte da secretaria?

V A: Houve também uma melhora significativa na nossa merenda, porque nós temos um projeto que é a compra direta ao produtor, na central de abastecimento de alimentos, e isso faz com que o produto fique mais barato, e não perde a qualidade. Nós temos agora verduras, carnes, frango, tudo de primeira qualidade.

D S: Professora, a prefeitura de Cajazeiras é recordista em número de reclamações com relação ao deslocamento dos estudantes da cidade de Cajazeiras para a vizinha cidade de Sousa, principalmente por parte dos estudantes que fazem o curso de Direito, que nos procuram para dizer que falta da secretaria de Cajazeiras um apoio mais efetivo com relação ao transporte. Qual é, na verdade, o apoio que a secretaria de Educação presta para esses estudantes?

V A: Com relação a essas reclamações, não é de poder da secretaria de Educação providenciar esse transporte, uma vez que nós trabalhamos apenas com o Ensino Fundamental. Mas, nada impede que a gente possa também estar articulando. O que envolve a Educação, pode ser em qualquer esfera, a gente pode sentar pra discutir. Mas não tenho conhecimento que esses alunos tenham procurado a secretaria em todos esses anos.

Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: