header top bar

section content

Wilson Santiago anuncia criação de novos campi

deputado e vice-líder do governo Wilson Santiago (PMDB) anunciou mais uma grande conquista para a Paraíba, a criação de três campi universitários nos municípios paraibanos de Itaporanga, Sumé e Itabaiana. Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estão devidamente autorizadas a criação desses cursos na Paraíba. As coordenações políticas do Ministério da Educação […]

Por

20/04/2008 às 23h34

deputado e vice-líder do governo Wilson Santiago (PMDB) anunciou mais uma grande conquista para a Paraíba, a criação de três campi universitários nos municípios paraibanos de Itaporanga, Sumé e Itabaiana.

Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estão devidamente autorizadas a criação desses cursos na Paraíba. As coordenações políticas do Ministério da Educação (MEC) e do Palácio do Planalto comunicaram ao parlamentar a criação dos campi universitários que oferecerão 14 novos cursos vinculados à universidade de Campina Grande-PB.

Wilson Santiago adiantou o formato dos novos campi e informou que em Itaporanga, será construído o Centro de Tecnologia em Recursos Hídricos, onde terão os cursos de: Engenharia Civil e Eqüicultura, ambos com duração de 4 anos; Cursos de Informática, Tecnologia em Irrigação e Drenagem (3 anos), entre outros.

O campus universitário de Itabaiana terá o Centro da Tecnologia da Informática que oferecerá os cursos de tecnólogo em Rede de Computação; Técnico de Sistema de Interligação; Técnico de Segurança da Informação e uma grande novidade: o segundo curso no Brasil de Jogos Digitais estará no campus de Itabaiana –PB.

O Campus da Universidade de Sumé terá o Centro de Ciências e Educação e Tecnologia de Campo, onde terão dois departamentos ligados aos seguintes cursos superiores: Gestão e Desenvolvimento Rural; Bacharelado em Engenharia Agro-Ecológica; Tecnologia em Laticínio. O outro departamento do campus de Sumé terá os cursos de Licenciatura em Educação no Campo; Ciências Sociais e de Tecnologia em Gestão Pública, com ênfase em saúde da educação e recursos hídricos.

De acordo com Wilson Santiago, em reunião com Thompson Mariz, reitor da Universidade de Campina Grande, foi designado ao reitor o compromisso de elaborar os projetos e as argumentações técnicas que posteriormente foram acatadas pelo MEC. As propostas foram apresentadas ao Presidente Lula que selecionou as três regiões da Paraíba para serem contempladas com esses novos cursos. "Já existem recursos da ordem de R$ 2 milhões no orçamento, destinados para iniciar a instalação dos campi. Fizemos uma reivindicação, eu e o senador José Maranhão, junto à coordenação política do Governo e do MEC, para que três importantes regiões da Paraíba fossem incluídas na distribuição dos cursos de expansão do ensino superior", destacou o deputado.

Da assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: