header top bar

section content

Menina de oito anos pede divorcio a marido de 30

Uma menina de 8 anos fez um pedido desesperado de ajuda a um tribunal de Saná, no Iêmen. A menina quer o divórcio do homem de 30 anos com quem foi obrigada a se casar pelo pai, há dois meses, segundo informa a agência Efe. De acordo com o site do jornal Yemem Times, Nayud […]

Por

15/04/2008 às 08h31

Uma menina de 8 anos fez um pedido desesperado de ajuda a um tribunal de Saná, no Iêmen. A menina quer o divórcio do homem de 30 anos com quem foi obrigada a se casar pelo pai, há dois meses, segundo informa a agência Efe.

De acordo com o site do jornal Yemem Times, Nayud Mohamad Naser fugiu da casa do marido há uma semana e conseguiu chegar ao tribunal da capital onde foi buscar ajuda. A menina afirmou ao juiz que era maltratada, agredida e obrigada a manter dormir com o marido.

"Eu tentava fugir, mas ele me perseguia, me pegava e fazia comigo o que desejava sem que eu entendesse o que acontecia (…) quando me via brincando também me agredia e me levava para o quarto", disse Nayud no tribunal, segundo o jornal.
"Chorava muito, mas ninguém me ajudava, até que consegui fugir e chegar até o tribunal", completou. O juiz ordenou a prisão do marido e do pai da menina, que posteriormente foi solto por problemas de saúde.

Os casamentos de crianças são freqüentes no Iêmen, assim como em algumas áreas beduínas da Arábia Saudita, onde não há legislação que proíba a união de menores de 18 anos. Um estudo feito pela Universidade de Saná mostra que a pobreza, principalmente em áreas rurais, leva muitas famílias a casarem suas filhas ainda crianças.

O estudo, divulgado em agosto de 2007, mostra que 52% das iemenitas das zonas rurais se casam antes de chegar a maioridade em muitos casos entre 7 e 10 anos de idade.

Tags:
Recomendado pelo Google: