header top bar

section content

Qualidade da água é preocupante

População de Cajazeiras pede e Cagepa dá explicações

Por

03/03/2008 às 11h26

A população de Cajazeiras está preocupada com a qualidade da água distribuída na cidade durante o período chuvoso. Há alguns dias, a água vem apresentando mudanças na sua cor e cheiro; vem ficando cada vez mais barrenta e de odor ligeiramente fétido, e, segundo informações da própria população, vem ocasionando vários casos de diarréia e micoses, principalmente em crianças.

Mas, um dos químicos da Unidade de Negócios do Alto-piranhas, Guilherme Bradão Dourado Andrade, em entrevista à Rádio Difosora de Cajazeiras, afirmou que não há motivos para a população se preocupar. Ele explica que a diferença na coloração acontece graças a um tratamento à base de cloro sofrido pela água no seu trajeto do reservatório de Engenheiros Ávidos para as cidades.

Segundo Guilherme, “todos os cuidados são feitos para que essa água seja segura ao consumo humano. Esses rios que vêm para Engenheiro Ávido recebem, no caminho, uma grande quantidade de ferro, e num processo de desinfecção da água, é aplicado cloro para matar todas as bactérias, e assim a água ganha uma coloração amarelada”.

Ele explica ainda que a coloração mais forte presente na água nas primeiras horas do dia, deve-se ao acúmulo de barro e outros detritos durante toda a noite, período em que ela fica parada nos canos e esgotos da cidade.

Ele aconselha que a população use as primeiras águas do dia em plantas, ou para lavar objetos, e não para tomar banho ou cozinhar. “A Cagepa orienta a população que utilize as primeiras horas do dia para aguar um jardim, lavar uma calçada ou coisa assim, para que ela seja utilizada dessa forma; que a água que for tirada para beber, que seja tirada a partir da metade da manha”.

Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: