header top bar

section content

Uso do cartão SUS é obrigatório no HRC

A diretora interina do Hospital Regional de Cajazeiras, Norma Viana, explicou esta manhã, à reportagem da Rádio Oeste da Paraíba, porque o cartão do SUS é obrigatório para quem deseja ser atendido no sistema público de saúde do município. Segundo ela, o cartão é uma exigência do Governo Federal, e que toda instituição pública de […]

Por

19/02/2008 às 17h40

A diretora interina do Hospital Regional de Cajazeiras, Norma Viana, explicou esta manhã, à reportagem da Rádio Oeste da Paraíba, porque o cartão do SUS é obrigatório para quem deseja ser atendido no sistema público de saúde do município. Segundo ela, o cartão é uma exigência do Governo Federal, e que toda instituição pública de saúde, como é o caso do HRC, precisa prestar conta de seus serviços através de um controle feito pelo cartão. Norma revela ainda que o uso do cartão garante a vinda de recursos para o hospital.

“O cartão do SUS não é um documento que passa a ser obrigatório a partir de agora. Ele já é obrigatório há muito tempo. As pessoas têm o direto de serem atendidas. Mas, a instituição também tem o direito de cobrar das pessoas o que o Governo nos cobra. E esse cartão é cobrado diretamente do Governo Federal. Na hora de informar ao Governo os trabalhos que o hospital fez, temos que informar o número do cartão. Se não for informado, o sistema não aceita o procedimento, e isso resulta na diminuição do faturamento daquela unidade”, explicou a diretora.

Norma aproveitou para fazer um apelo a quem ainda não tem o cartão. Ela avisa que é necessário procurar os agentes de saúde para fazer o cadastro no sistema. “Procurem o agente de saúde, façam o cadastro e peçam o cartão do SUS. Quem perdeu o cartão, é só se dirigir até a secretaria de saúde, portando a identidade, que o número está no sistema, e vai ser dado um novo cartão com o mesmo número”.

Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: