header top bar

section content

Juiz que soltou motorista desabafa: "Sei a dor da família. A Lei está errada"

José Djacy Soares se defende das críticas que vem sofrendo por parte da população cajazeirense após sua decisão de revogar a prisão de Pedro Herculano, motorista que causou o acidente.

Por

25/01/2008 às 18h03

Nesta quinta-feira, 24, o juiz José Djacy Soares se defendeu das duras críticas que vem sofrendo por parte da população Cajazeirense após sua decisão de revogar a prisão de Pedro Herculano, motorista que causou o acidente com uma D20 que matou a adolescente Jandira Lordão.

A família de Jandira demonstrou profunda insatisfação e revolta com a decisão. Segundo o advogado Edmundo Lacerda, tio da vítima, o juíz não seguiu o que manda a Lei, já que o Ministério Público decidiu que o caso é de homicídio doloso e, na opinião de Edmundo, Pedro Herculano deveria continuar preso.

Fundamentação
Djacy Soares, por sua vez, explica que pelo fato de o acusado está sendo culpado por crime doloso, ele não será julgado somente pelo juiz, mas sim por um júri popular. Ele diz estar solidário com a tristeza e decepção da família, mas alega, em sua defesa, que o erro está nas leis brasileiras que, segundo ele, precisam ser revistas com urgência.

“Eles estão certos: perderam uma filha, uma neta, uma sobrinha; estão todos certos. Errado está a Lei. Eu pediria à sociedade de Cajazeiras, e à sociedade nacional, que fizesse uma manifestação junto ao congresso para mudar logo as leis de trânsito desse país”.

Djacy Soares explica ainda que fundamentado em emendas nas leis de trânsito brasileiras, acatou o pedido de revogação por entender que o acusado é réu primário, e possui bons antecedentes criminais. Segundo ele, quando isso acontece, o juiz pode permitir que o réu aguarde julgamento em liberdade.

“Infelizmente quem faz as leis não são os juízes, nem os promotores, nem os advogados, e sim os deputados. Eu na estou errado, quem está errada é a Lei”, afirma o juiz.

Da redação do DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: