header top bar

section content

Vereador revela que peixes estão emergindo mortos no Açude de Boqueirão – VÍDEO

Segundo ele, pescadores relataram que já estão surgindo peixes mortos emergidos nas águas do principal açude da região de Cajazeiras

Por Jocivan Pinheiro

08/03/2016 às 16h49 • atualizado em 08/03/2016 às 16h52

Preocupado com a situação da vida aquática no Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), o vereador Neguin do Mondrian (Rede) vai acionar o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) para averiguar mortes de peixes no reservatório.

Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão)

Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão)

Segundo ele, pescadores relataram que já estão surgindo peixes mortos emergidos nas águas do principal açude da região de Cajazeiras. Supõe-se que a causa das mortes é a poluição da água devido ao baixo volume do açude, que está quase seco, com apenas 5% da sua capacidade.

“Eu estive lá e pude conversar com alguns pescadores que confirmavam essas mortes de peixes que está acontecendo no Açude de Boqueirão. Então é muito preocupante”, alertou o parlamentar.

Há poucos dias, Neguin já havia demonstrado preocupação com a situação estrutural do açude. No programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, ele revelou que uma válvula das comportas de liberação de água do açude apresenta um sério defeito mecânico que pode acarretar problemas graves quando as passagens forem abertas.

O vereador explicou que, por causa desse problema na válvula, existe o risco de as comportas não fecharem novamente quando forem abertas para escoar água para outros reservatórios da região ou para abastecer cidades vizinhas. A constatação do problema teria sido feita por um técnico do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) durante visita ao local (assista aqui).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: