header top bar

section content

Conselho resgata idoso abandonado em Cajazeiras e padre de Sousa fica chocado com o caso desumano

Moradores teriam testemunhado várias vezes o idoso perambulando pelas ruas e procurando alimento no lixo. Ele foi resgatado e levado para a casa do idoso.

Por Jocivan Pinheiro

15/03/2016 às 16h48 • atualizado em 16/03/2016 às 16h23

Nesta terça-feira (15), o Conselho do Idoso de Cajazeiras resgatou mais uma pessoa que se encontrava em situação precária sob os supostos cuidados de parentes. Identificado apenas como Seu Raimundo, o idoso que teria 89 anos foi localizado por moradores na rua Profeta João Alves, no centro da cidade, aparentando estar bastante debilitado.

Seu Raimundo na Casa do Idoso Joca Claudino

Seu Raimundo na Casa do Idoso Joca Claudino

Os populares acionaram o Conselho do Idoso, que foi ao local e constatou a situação de abandono de Seu Raimundo e o levou para a Casa do Idoso Joca Claudinho. Em seguida, o conselho tentou entrar em contato com familiares e chegou a conversar com um neto do idoso, que afirmou que quem estaria cuidando dele é uma tia sua.

No entanto, o presidente do Conselho do Idoso de Cajazeiras, Liduíno Maciel (Sargento Maciel), constatou que a situação de Seu Raimundo é mesmo de abandono. Segundo Maciel, moradores teriam testemunhado várias vezes Seu Raimundo perambulando pelas ruas e procurando alimento no lixo.

Sgt. Maciel, pres. do Cons. do Idoso de CZ

Sgt. Maciel, pres. do Cons. do Idoso de Cajazeiras

Ainda não há garantias de que Seu Raimundo vai continuar na Casa do Idoso, isso porque o conselho precisa aguardar decisão da justiça, que vai dizer se ele permanece na Casa ou volta para os cuidados dos familiares. Sargento Maciel lamenta que ainda exista essa segunda possibilidade e pede a ajuda da sociedade nesse caso.

“A gente depende única e exclusivamente da justiça. Nos deixa um pouco tristes saber que para tirar um cidadão da situação desumana em que se encontra é preciso ainda estar ouvindo detalhes e mais detalhes por parte da justiça. Mas nós estamos agindo e gostaria que a sociedade cajazeirense nos apoiasse nesse trabalho de resgate”, clamou.

Ele explica que o Estatuto do Idoso exige que as famílias cuidem dos seus idosos, e este também é o desejo do conselho. Porém, os cuidados devem ser plenos e dignos. Se isso não estiver acontecendo, aí sim o conselho entra na briga para mantê-los na Casa do Idoso.

“Não é desejo nosso ficarmos com o idoso, e sim a família. Então tem que procurar alguém que possa cuidar de seu Raimundo. Nós vamos fazer a nossa parte: dar vida, esperança e dignidade a ele”, completou.

Padre Elias,

Padre Elias, dir. do Abrigo do Idoso de Sousa

Padre Elias, que é pároco na cidade de Sousa e diretor do Abrigo do Idoso Jesus, Maria e José, estava na Casa do Idoso Joca Claudino no momento em que Seu Raimundo chegou. Ele ficou estarrecido com a situação do idoso e revelou que casos como esse também existe em Sousa.

“Se deparar com essas situações em pleno século 21 é lastimável. Geralmente a gente encontra também. Quase todo dia chega gente pedindo para colocar seu parente idoso lá no nosso abrigo, e vejo muita situação também de abandono e maus tratos com os nossos idosos ainda.”

Resposta
Após divulgada no Diário do Sertão, a matéria do idoso conhecido por Seu Raimundo, 89 anos, morador da rua Profeta João Alves, Centro de Cajazeiras, que foi resgatado pelo Conselho do Idoso por viver em situação de risco, uma filha dele procurou a reportagem nessa terça-feira (15), para informar que resolverá o caso.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: