header top bar

section content

Doação de sangue: veja quem pode e quem não pode doar e como é o processo feito pelo hemonúcleo de Sousa: “É um ato de amor”. Vídeo!

Atualmente o hemonúcleo de Sousa possui atualmente 17.995 doadores de sangue cadastrados.

Por Campelo Sousa

05/06/2017 às 15h47 • atualizado em 05/06/2017 às 15h52

O Hemocentro da Paraíba iniciou esse mês a campanha junina para ampliação da doação de sangue. O órgão alerta que o mês de junho é quando há uma queda na doação de sangue, mas, ao mesmo tempo, aumento na demanda devido a acidentes com fogos de artifício.

Estoque cheio
Na cidade de Sousa, a diretora do hemonúcleo, Cíntia Tavares reforçou a importância da doação de sangue e revelou também que o estoque de bolsas de sangue se encontra totalmente abastecido:

“É um trabalho de grande importância para a sociedade sousense e para cidades circunvizinhas porque se trata de um trabalho para salvar vidas então, desde já quero agradecer a todos os doadores que efetuam a doação de sangue e fazem esse ato de amor e de extrema necessidade para aqueles pacientes que estão no leito hospitalar esperando, aguardando uma transfusão sanguínea”, disse Cíntia.

Equipe de profissionais de saúde do hemonúcleo de Sousa (foto: Charley Garrido)

Ela disse ainda que atualmente o hemonúcleo de Sousa possui atualmente 17.995 doadores de sangue cadastrados. O hemocúcleo da suporte ao Hospital Regional de Sousa e outros três hospitais da cidade, além de unidades de saúde da região e ainda envia sangue para o hemocentro de João Pessoa.

Para doar sangue é preciso:

• Estar em boas condições de saúde;
• Estar alimentado (recomenda-se evitar ingestão de comida gordurosa quatro horas antes e bebidas alcoólicas, 12 horas antes);
• Ter entre 16 e 69 anos ;
• Pesar no mínimo 50 kg
• Levar documento oficial com foto.
Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: