header top bar

section content

Em audiência proposta por Wilson Filho em Uiraúna, secretário promete ordem de serviço do Eixo Norte da Transposição em dez dias e ramais para mais dois açudes da região – Assista ao vídeo!

Durante toda a audiência, as atenções estavam voltadas para Antônio de Pádua, secretário nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional

Por Jocivan Pinheiro

09/06/2017 às 18h20 • atualizado em 09/06/2017 às 18h30

Na manhã desta sexta-feira (09), o auditório da Fundação Educacional Lica Claudino ficou completamente lotado com as presenças da classe política da região e da sociedade em geral. Isso porque aconteceu na cidade de Uiraúna uma audiência pública proposta pelo deputado federal Wilson Filho (PTB-PB) para tratar da conclusão do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco.

O Sertão da Paraíba enfrenta uma das piores secas das últimas décadas. Com a escassez de chuva, a conclusão do Eixo Norte da Transposição se torna a única saída para matar a sede dos sertanejos.

VEJA TAMBÉM: No Alto Sertão, Wilson Filho declara apoio à saída de Temer e Eleições Diretas; elogia governo Lula, mas condena a gestão Dilma 

Deputado federal Wilson Filho, propositor da audiência

Devido à problemática da falta d’água, durante toda a audiência as atenções estavam voltadas para Antônio de Pádua, secretário nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. A esperança era de que ele pudesse trazer alguma ‘boa nova’ ao povo sertanejo. O secretário avaliou de forma positiva o evento e revelou que falta apenas assinar a ordem de serviço para retomar a obra.

“Nós tivemos a oportunidade de nivelarmos as informações, mostrar o comprometimento do ministro Jader Barbalho [Integração] e do Governo Federal com esta causa. A Transposição do Eixo Norte é uma prioridade, como está sendo o Eixo Leste. Nós temos mais de 200 engenheiros aguardando a liberação da ordem de serviço. Estamos com a empresa ganhadora do consórcio extremamente mobilizada, então estamos prontos para começarmos a obra e colocarmos em prática todo o cronograma planejado.”

Antônio de Pádua, secretário nacional de Infraestrutura Hídrica

O deputado estadual Renato Gadelha (PSC) esteve presente no evento representando a Assembléia Legislativa da Paraíba e demonstrou sua preocupação com a morosidade da obra. “Serviu como um alerta. É mais para chamar a atenção de que se a gente não correr rápido, vamos ter o colapso que foi evitado em Campina Grande.”

Várias lideranças políticas da região estiveram no evento

Já o vereador Benevenuto Claudino (PSD), da cidade de Uiraúna, avaliou positivamente o evento, mas cobrou mais celeridade em tirar do papel o projeto que leva as águas do ‘Velho Chico’ à sua cidade.

“Deu para entender que a conclusão do Eixo Norte que beneficia o município de Uiraúna, o projeto ainda está sendo elaborado. Então é pouco o que foi prometido para uma Transposição tão badalada. Precisamos amiudar cada vez mais essas audiências e cobras mais das autoridades.”

Secretário nacional avaliou de forma positiva o evento

Representando os prefeitos da região de Cajazeiras, Chico Mendes (PSB), prefeito do município de São José de Piranhas, destacou as preocupações dos atuais administradores com a conclusão da obra da Transposição.

“Esse debate é construtivo. Acho que nós saímos vencedores porque o Governo Federal leva daqui a impressão de que nós dessa região precisamos muito de que essas obras andem, porque nós não podemos mais esperar na velocidade que está.”

Auditório da Fundação Educacional Lica Claudino ficou completamente lotado

O ex-senador Wilson Santiago (PTB-PB) destacou a luta da classe política para que as águas cheguem até o Alto Sertão paraibano. “A população cobrou do Governo Federal a realização dessa obra que vem a passos de tartaruga. Mas felizmente temos hoje à frente da Secretaria Nacional de Infraestrutura Hídrica um piauiense, homem que conhece a realidade do Sertão e que sabe as necessidades da sua população.”

O deputado federal Wilson Santiago Filho (PTB-PB), propositor da audiência, ficou muito feliz com a presença das  autoridades do Sertão da Paraíba e destacou os compromissos do secretário nacional com a conclusão das obras do ‘Velho Chico’.

“Daqui nós saímos com muitos resultados positivos e com alguns deveres de casa. Todas as perguntas foram feitas, todas as perguntas foram respondidas; a população participou, o secretário pôde fazer seus compromissos e eu saio daqui muito feliz de ter participado e de ter tido a iniciativa.”

Segundo Wilson Filho, o secretário projetou que daqui a cerca de dez dias a ordem de serviço será assinada e obra será reiniciada com prazo de conclusão de 6 a 7 meses. Antônio de Pádua também teria garantido a ligação do Eixo Norte com a Barragem de Capivara e o açude Lagoa do Arroz.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: