header top bar

section content

Fique por dentro! Diretor da CRT explica o que mudou no processo de formação de condutores e emissão de CNH na Paraíba – VÍDEO!

objetivo das mudanças é desburocratizar e agilizar o processo, diminuindo a demanda na sede do Detran-PB, nas Ciretrans e nos postos da autarquia

Por Jocivan Pinheiro

13/06/2017 às 16h17 • atualizado em 13/06/2017 às 16h18

Desde o dia 1º deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) está aplicando várias mudanças no processo de formação de condutores de veículos e concessão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o diretor da Controladoria Regional do Trânsito (CRT), Manoel Soares Neto, os Centros de Formação de Condutores (autoescolas) serão responsáveis pelo cadastro do aluno, pela emissão do formulário do Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) e pela marcação do Exame Psicotécnico.

O objetivo das mudanças é desburocratizar e agilizar o processo, diminuindo a demanda na sede do Detran-PB, nas Ciretrans e nos postos da autarquia, acabando com as filas no setor de atendimento, evitando, assim, constrangimentos e atrasos aos candidatos, além de reduzir custos no órgão.

autoescolas serão responsáveis por cadastro, emissão do formulário do Renach e marcação do Psicotécnico

Outras mudanças importantes que estão sendo aplicadas é o agendamento das provas teóricas de forma on-line e a implantação do sistema de Telemetria (monitoramento das aulas por câmeras) também dentro dos veículos.

Segundo a Portaria nº 93, de 18 de maio de 2017, os CFCs devem instalar, em pelo menos um veículo utilizado para a prática de direção, os equipamentos necessários e capazes de permitir a anotação, transmissão e recepção dos relatórios de avaliação elaborados pelos instrutores, relativos às aulas práticas de direção veicular.

“Isso é uma preocupação do Detran-PB e mais ainda: uma preocupação de todos os gestores de trânsito com o problema da segurança no trânsito. O objetivo principal disso não é criar dificuldades para o aluno, mas permitir que ele saia do processo de formação apto a desempenhar, no trânsito, todas as funções, se submeter a todas as dificuldades e delas sair com eficiência”, ressaltou o diretor da CRT.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: