header top bar

section content

Está dando certo: Arquitetos gaúchos e técnicos da ONU e da Ebserh visitam terreno do novo Hospital Universitário de Cajazeiras para iniciarem projeto arquitetônico – ASSISTA!

A visita dos profissionais é um sinal de que as etapas estão sendo avançadas, levando a crer que a construção do hospital poderá mesmo acontecer como planejado

Por Jocivan Pinheiro

15/06/2017 às 09h40 • atualizado em 15/06/2017 às 09h43

Nesta semana, arquitetos da Santini & Rocha, empresa que venceu a licitação para projetar o novo Hospital Universitário de Cajazeiras, visitaram a cidade, juntamente com membros da Unops (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos) e da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para conhecerem o terreno onde a unidade hospitalar será construída e a partir daí iniciarem o projeto arquitetônico das instalações prediais.

A visita dos profissionais é um sinal de que as etapas estão sendo avançadas, levando a crer que a construção do hospital poderá mesmo acontecer dentro dos prazos pré-estabelecidos se não houver interrupção de recursos financeiros.

VEJA TAMBÉM: Diretor da UFCG de Cajazeiras diz quais serão os serviços do novo hospital universitário, mas pede vigilância contra desvios de verba

Superintendente do HUJB, Mônica Paulino

A superintendente do Hospital Universitário Julio Bandeira (HUJB), Mônica Paulino, disse que os próximos passos são a criação do plano diretor, do projeto arquitetônico, do projeto de prevenção a incêndios, protocolar o projeto na Agência Estadual de Vigilância Sanitária e abrir licitação para o projeto executivo. Após essas etapas vencidas, as obras poderão começar. Ela confirma que o hospital será mesmo construído no campus da UFCG de Cajazeiras.

“O que nós temos hoje de concreto é o terreno da universidade. Então, como não há mais prazo para se pensar em doação de terreno e as etapas têm que se desenvolver, o terreno foi considerado viável. Tem que lembrar que o Hospital Universitário é um hospital de ensino, e ele se tornará um complexo ao agregar as atividades dos HUJB, que será uma extensão desse complexo hospitalar.”

Verba inicial e complexo de serviços

De acordo com diretor do campus da UFCG de Cajazeiras, Antônio Fernandes, R$ 169 milhões já foram garantidos para a construção do hospital que terá 200 leitos (145 gerais, 20 de UTI adulta, 15 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal e 10 de UCI), além de centro de imagens avançado; unidades de Patologia e Citopatologia; centro de hemodiálise com 20 leitos; centro de média e alta complexidade em nefrologia; serviço cardiovascular, entre outros.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: