header top bar

section content

Caravana que marcha para pressionar governo e não deixar população de quatro estados do Nordeste morrer de sede tem ‘desfalque’ de senadores e deputados da PB. VÍDEO!

As obras no Eixo Norte estão paralisadas por determinação judicial, mas na manhã desta terça (20) o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou a liminar

Por Jocivan Pinheiro

20/06/2017 às 16h54 • atualizado em 20/06/2017 às 18h20

Os nordestinos convivem com a seca ao longo de décadas e têm no projeto de integração do Rio São Francisco a promessa da redenção hídrica para 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.

O Eixo Leste da Transposição, que também contempla o Cariri paraibano, foi inaugurado recentemente, enquanto que no Eixo Norte, que beneficiará os sertões de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, as obras estão paralisadas por determinação judicial, após pedido do Ministério Público para investigar a licitação do trecho. Mas na manhã desta terça (20), o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou a liminar.

VEJA TAMBÉM: STF cassa liminar e libera obras do Eixo Norte da Transposição; população do Sertão comemora decisão

Caravana nas obras do Eixo Norte da Transposição

A cobrança pela retomada das obras da Transposição mobilizou deputados, senadores, igrejas, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, sindicalistas e a imprensa em uma visita técnica às obras do Eixo Norte nesta segunda-feira (19). A movimentação foi idealizada pelas Assembleias Legislativas do Rio Grande do Norte e da Paraíba, porém sem as presenças de deputados federais e senadores da bancada paraibana. A comitiva saiu ainda na madrugada da segunda do Centro de Cajazeiras e durante todo o dia visitou os trechos do Eixo Norte da Transposição.

“Poucos nordestinos conhecem a grandiosidade dessa obra e às vezes são negativistas, mas nós estamos vendo que a obra está praticamente pronta, estamos precisando apenas dessa famigerada liminar, que desde o início do ano está travando a obra. Mas destravando essa questão jurídica, em sete meses a Paraíba, o Rio Grande do Norte e o Ceará terão as águas do São Francisco”, projetou o deputado estadual Leonardo Gadelha (PSC), líder da Frente Parlamentar das Águas da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Obras no Eixo Norte da Transposição

Quando a caravana chegou a primeira estação de bombeamento de água, encontrou o engenheiro José Guilherme Palhares, responsável pelas obras do Eixo Norte da Transposição, que afirmou que as estruturas estão todas em condições plenas de funcionamento, com exceção da Meta 1. Já as metas 2 (de Cabrobó-PE a Jati-CE) e 3 (de Mauriti-CE a São José de Piranhas-PB) estão praticamente finalizadas.

Senadores Humberto Costa (PT-PE) e Fátima Bezerra (PT-RN)

Os senadores Fátima Bezerra (PT-RN) e Humberto Costa (PT-PE) cobraram a necessidade da retomada urgente das obras para o projeto ser concluído e atender logo à população. “É importante destacar que sem a conclusão do Eixo Norte o Rio Grande do Norte vai ficar excluído do mapa das águas do São Francisco, o que seria uma tragédia; Sertão da Paraíba idem, Pernambuco e Ceará”, disse a senadora potiguar.

A caravana percorreu os Estados do Pernambuco e Ceará durante o dia, e à noite a comitiva foi recepcionada na comunidade de Boa Vista em São José de Piranhas-PB. “Não dá pra gente aceitar essa obra continuar paralisada. Você vê tantas barragens construídas e não terem água porque há mais de um ano a obra está paralisada em Terra Nova (PE). Isso é inconcebível, é inaceitável, é uma crueldade”, lamentou o deputado estadual Jeová Campos (PSB-PB).

Barragem da Transposição em São José de Piranhas-PB

Na capela de São João Batista, em São José de Piranhas, estavam reunidos também bispos, padres, pastores, maçons, além da comunidade em geral para a realização de um ato ecumênico. Depois da celebração, os fiéis saíram em procissão com velas na mão, clamando a retomada das obras.

Padre Djacy Brasileiro leva cruz de baldes com a caravana

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: