header top bar

section content

TÁ FUNCIONANDO? Após três inaugurações, UPA de Sousa é reaberta e já atendeu mais de 200 pessoas em 72h

Depois da terceira festa de inauguração, a reportagem do Diário do Sertão visitou a unidade para saber como estão sendo feitos os atendimentos aos pacientes

Por Campelo Sousa

13/07/2017 às 15h44 • atualizado em 13/07/2017 às 16h26



A população da cidade de Sousa já pode contar com o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mauro Abrantes Sobrinho (Doutor Marizinho) que fica localizada no Bairro da Estação. A unidade foi reaberta em solenidade realizada no dia 10 de julho, aniversário da cidade sorriso da Paraíba. Jucemara G. De Oliveira Soares é a diretora-geral da unidade de saúde.

Veja também: Após ser fechada pela administração anterior, prefeito Fábio Tyrone reinaugura UPA de Sousa

UPA de Sousa foi reaberta e está realizando atendimentos (foto: Charley Garrido)

A UPA foi inaugurada outras duas vezes, a primeira em 2012 na gestão de Fábio Tyrone (PSB) e a segunda no dia 21 de setembro na gestão do ex-prefeito André Gadelha (PMDB), porém, nos dois casos os atendimentos foram suspensos deixando a população prejudicada.

UPA de Sousa foi reaberta e está realizando atendimentos (foto: Charley Garrido)

Agora, depois da terceira festa de inauguração, a reportagem do Diário do Sertão visitou a unidade para saber como estão sendo feitos os atendimentos aos pacientes. Nossa reportagem conversou com o diretor administrativo, Alex Alves, e ele falou sobre a importância da unidade de saúde.

UPA de Sousa foi reaberta e está realizando atendimentos (foto: Charley Garrido)

24 horas
A UPA de Sousa, funciona 24 horas, conta com vários leitos e pode atender até 250 pessoas diariamente. A classificação de risco é baseada no Protocolo de Manchester selecionando os doentes por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente.

Veja acima quais os casos atendidos na UPA de Sousa

A UPA
As Unidades de Pronto Atendimento, chamadas de UPAs, são clínicas financiadas pelo Ministério da Saúde para desafogar hospitais de urgência no tratamento de infarto e derrame. Para construir uma UPA, a União normalmente financia prefeituras, que contratam a obra e compram vários aparelhos, como os de raio X e os eletrocardiógrafos.

As inaugurações
Em Sousa, a UPA foi inaugurada em 2012 na gestão do atual prefeito Fábio Tyrone (PTB) e custou R$ 2 milhões de reais. Segundo o Ministério Público Federal, que investiga o caso, entre as irregularidades da obra está uma sala para ressonância magnética que não fazia parte do projeto original. Já as torneiras metálicas previstas foram trocadas por similares de plástico.

Relembre: 

UPA 24 horas é inaugurada em Sousa e profissionais já iniciam atendimentos

MPF ajuíza ação contra ex-prefeito, dois engenheiros e empresa que construiu o prédio

Procurador diz que inauguração da UPA de Sousa não passou de cunho eleitoreiro

No dia 21 de setembro de 2016 a UPA foi novamente inaugurada, dessa vez na gestão do ex-prefeito André Gadelha (PMDB). Mas em outubro, a unidade foi novamente fechada após a derrota do gestor nas urnas para Tyrone. O Ministério Público Federal também investiga a ex-gestão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: