header top bar

section content

VÍDEO: Sessão itinerante da Câmara de Cajazeiras debate uso da transposição com ribeirinhos e políticos

A sessão foi bastante prestigiada por lideranças comunitárias e políticas; evento também contou com a participação de técnicos e gestores de órgãos do Estado e do município

Por Jocivan Pinheiro

31/07/2017 às 16h09 • atualizado em 31/07/2017 às 16h14

A Câmara Municipal de Cajazeiras realizou na manhã deste domingo (30), na comunidade rural Cajazeiras Velha, uma sessão itinerante que discutiu os benefícios que a transposição das águas do Rio São Francisco podem trazer para as populações ribeirinhas do Rio Piranhas, na zona rural do município, se ela for bem aproveitada.

As águas do ‘Velho Chico’ estão programadas para chegarem à região no início do ano que vem e devem garantir segurança hídrica a uma população que há quase seis anos sofre com a estiagem.

A sessão foi bastante prestigiada por lideranças comunitárias e políticas, inclusive parlamentares de outras cidades da região, e contou também com a participação de técnicos da Emater, da Cagepa e representantes de outros órgãos do Estado e do município.

VEJA TAMBÉM: Seca causa sofrimento a famílias de Cajazeiras e agricultores veem transposição como salvação

Várias lideranças políticas formaram a mesa da Câmara

“A participação do povo nas matérias que foram aqui tratadas foi excelente, o que mostra que a reunião só teve a engrandecer. E os recursos hídricos estão sendo debatidos de forma séria para que a gente faça um planejamento para o uso racional da água do Rio São Francisco quando adentrar ao Estado da Paraíba pelo Eixo Norte”, avaliou o diretor executivo da Aesa, Valdemir Fernandes.

“Há dois anos eu trouxe esse tema para a Câmara Municipal de Cajazeiras quando formei uma reunião no Sindicato Rural com dois representantes da Integração. Eu fiz essas mesmas cobranças, tive essa mesma preocupação. Mas com mudança de governo, prejudicou o Nordeste e toda a nação”, disse o vice-prefeito de Cajazeiras, Marcos do Riacho do Meio, do PT.

“Foi uma sessão das mais importantes, onde nós tiramos os encaminhamentos que serão apresentados terça-feira na Câmara e vamos encaminhar às autoridades competentes do Governo Federal, do Governo do Estado e do Governo do Município”, destacou o vereador Marcos Barros (PSB), presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras.

Estação de Tratamento de Água de Cajazeiras

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Gervásio Maia, e o deputado Jeová Campos (ambos do PSB) também prestigiaram a sessão itinerante e discutiram com os ribeirinhos as necessidades das comunidades.

“Aqui nós tínhamos políticos de todos os lados, aqui não se discutiu política partidária, se discutiu a verdadeira necessidade das pessoas, o homem do campo teve vez de falar, de dizer da necessidade de mudanças nos órgãos ambientais e a importância de investimentos estruturantes para que a Paraíba possa se preparar para a chegada das águas do Rio São Francisco”, ressaltou Gervásio Maia.

“A questão é: como recuperar o Rio Piranhas? Como construir uma cultura nova de não jogar lixo e esgoto no rio? Nós vamos produzir o que com essa água que vem de tão longe, uma água tão cara? Então como é que nós vamos utilizá-la de forma racional e otimizada?”, comentou Jeová Campos.

Marcos Barros, presidente da Câmara de cajazeiras; Marcos do Riacho do Meio, vice-prefeito; e o deputado Jeová Campos

O vereador Rivelino Martins (PSB), propositor da sessão, avaliou positivamente o evento. “Eu acho que nós conseguimos atingir nosso objetivo. Daqui saímos com um leque de requerimentos aprovados com a participação direta da população e o compromisso de voltar com as respostas que vierem desses requerimentos. Não há outro caminho, é construir política com o envolvimento direto da população.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: