header top bar

section content

Advogada fala do teletrabalho onde empregados podem trabalhar em casa usando o WhatsApp e Facebook

As empresas veem nesta modalidade uma maior motivação dos funcionários, mais produtividade e eficiência

Por Campelo Sousa

03/11/2017 às 15h49

A advogada Luana Marques falou sobre o teletrabalho (foto: Charley Garrido)

A reportagem do Diário do Sertão conversou nesta sexta-feira (03) com a advogada sousense, Luana Marques, e ela falou sobre uma das grandes novidades da reforma trabalhista que entra em vigor em novembro que é a possibilidade de flexibilizar a jornada de trabalho. Além de ser permitido estender a carga horária de trabalho para qualquer categoria, atividades que antes eram vistas como trabalho ou consideradas como “tempo à disposição da empresa” agora deixam de contar como jornada.

“O teletrabalho é um trabalho realizado fora das dependências da empresa, e é diferente do trabalho externo, utilizando tecnologia da informação como WhatsApp e Facebook estando em contato direto com o empregador”, disse Luana.

A nova lei permite que a jornada em um único dia possa chegar a 12 horas, desde que respeitado o intervalo mínimo de descanso de 36 horas. Mas isso só será possível com o aval do sindicato de cada categoria, por acordo coletivo entre empregador e trabalhador.

Teletrabalho
O trabalho feito fora das dependências da empresa não terá mais controle de jornada. Dessa forma, não importa quantas horas forem dedicadas ao trabalho, o empregado não vai receber hora extra.

Entre as vantagens do teletrabalho, também conhecido como “home office”, os funcionários apontam a redução do tempo de deslocamento, uma maior autonomia e um maior equilíbrio entre a vida profissional e a privada.

As empresas veem nesta modalidade uma maior motivação dos funcionários, mais produtividade e eficiência, e acima de tudo, uma redução do espaço de escritório necessário.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: