header top bar

section content

Reunião define centenário de Ivan Bichara e discute criação de academia de letras em Cajazeiras

A reunião serviu, também, para discutir a criação da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal).

Por Diário do Sertão

04/05/2018 às 14h57

Reunião na APL define programação do centenário de Ivan Bichara

Uma reunião para ultimar os preparativos visando as comemorações pelo centenário de Ivan Bichara foi realizada esta semana na sede da Academia Paraibana de Letras, em João Pessoa. A reunião serviu, também, para discutir a criação da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) e contou com as participações do secretário de Cultura e Turismo de Cajazeiras, Ubiratan de Assis, do presidente da Academia Paraibana de Letras, Damião Cavalcante, e de Antônio Quirino e professor Francelino Soares, integrantes da comissão do centenário de Ivan Bichara.

Segundo Ubiratan de Assis, na reunião foi discutida e fechada a programação do centenário de Ivan Bichara, cujas comemorações acontecerão neste mês de maio. “Uma reunião por demais proveitosa”, disse.

Também foi discutida nesta reunião a criação da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), que vai contar com a presença do presidente da APL da Paraíba, Damião Ramos Cavalcante, no dia 26 de maio em Cajazeiras, oportunidade em que os intelectuais, artistas e escritores estarão reunidos no Casarão da Epifânio Sobreira, para discutir a criação e já sugestão de nomes dos patronos. Outro assunto discutido foi a Semana de Arte e Cultura em Cajazeiras, que terá uma vasta programação este ano.

Reunião na APL define programação do centenário de Ivan Bichara

Desde o dia 11 de dezembro e 2017 foi criada, pelo prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida, uma comissão especial destinada a organizar e coordenar a realização de eventos comemorativos ao centenário de Ivan Bichara Sobreira. A Comissão é formada por Francisco das Chagas Amaro da Silva (presidente), Antônio Quirino de Moura, Francisco Sales Cartaxo Rolim, Paula Francinete Lacerda Cavalcanti de Almeida, José Antônio de Albuquerque, Ubiratan Pinheiro de Assis, Francelino Soares de Souza e Agnaldo Batista Rolim.

Ivan Bichara Sobreira nasceu em Cajazeiras, no dia 24 de maio de 1918 e morreu no Rio de Janeiro, em 11 de junho de 1998. Foi deputado estadual, federal e governador da Paraíba. Além de político, Ivan Bichara Sobreira foi escritor. Publicou diversas obras, entre elas: “O romance de José Lins do Rego” (1971), “Carcará” (1984), “Tempo de servidão” (1988) e “Joana dos Santos” (1995).

Assessoria

Recomendado pelo Google: