header top bar

section content

VÍDEO: Arquitetos formam associação em Cajazeiras para valorizar a categoria e combater ilegalidades

De acordo com o presidente Silton Henrique, a entidade vai atuar não só na elaboração de projetos, mas também na fiscalização do exercício legal da profissão

Por Jocivan Pinheiro

04/05/2018 às 16h07

Nesta quarta-feira (2), em uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cajazeiras, foi criada oficialmente a Associação dos Arquitetos do Sertão da Paraíba (PETRA), com intuito de valorizar a atividade e a categoria em todo o Sertão do estado.

De acordo com o presidente Silton Henrique, a entidade vai atuar não só na elaboração de projetos, mas também na fiscalização do exercício legal da profissão. Com isso, a PETRA estará de olho em profissionais que não são arquitetos e mesmo assim desenham projetos de construção civil, o que é ilegal.

Silton Henrique afirma que mais de 95% das construções em Cajazeiras não têm a presença de arquiteto no projeto. “A lei nos dá esse amparo, de que projeto de arquitetura é com arquiteto; projeto de cálculo estrutural é com engenheiro civil. Então, a gente vai batalhar por isso e combater o exercício ilegal da profissão”, disse.

VEJA TAMBÉM: Após mudanças, projeto arquitetônico do novo Hospital Universitário de Cajazeiras é concluído e entregue

Membros da PETRA

Ainda segundo o presidente, a PETRA conta com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA/PB) e abrange profissionais de Cajazeiras até Patos.

“Enfrentamos diversos problemas de ordem da construção das cidades, do ponto de vista do urbanismo, e essa vai ser nossa principal missão, a valorização da arquitetura e mostrar aos gestores, às instituições, a contribuição dos arquitetos no tocante a projetos de cidades, à infraestrutura e a própria valorização profissional”, salientou Silton Henrique.

Além de Silton como presidente, a PETRA é formada por Gilvan Guedes (vice-presidente), Victor Costa (1º secretário), Felipe Albuquerque (2º secretário) e Francisco Thiago (tesoureiro).

Reunião da PETRA

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: