header top bar

section content

Novos conciliadores da Justiça Federal em Sousa recebem treinamento

Os convocados participam de simulações de acordos, elaboração de termos e cálculos, além de outras situações referentes à rotina da conciliação.

Por Campelo Sousa

16/05/2018 às 15h18

Treinamento dos novos conciliadores em Sousa

Termina, nesta quinta-feira (17), o treinamento dos novos conciliadores da 15ª Vara Federal, em Sousa. A capacitação começou na terça-feira (15) com orientações do juiz federal Thiago Batista de Ataíde sobre o funcionamento da Justiça Federal e, especificamente, dos Juizados Especiais Federais (JEFs). Nesta quarta-feira (16), os convocados participam de simulações de acordos, elaboração de termos e cálculos, além de outras situações referentes à rotina da conciliação.

Na recepção dos aprovados, o magistrado detalhou os principais casos encontrados durante as audiências, destacando a importância das técnicas de composição dos conflitos que são utilizadas e ressaltando o papel central da postura proativa do conciliador ao presidir as sessões em buscar meios de solução amigável. “No meu ponto de vista, a conciliação parte da seguinte pergunta: ‘por que não?’. Que elementos estão impedindo o acordo e o que o conciliador pode fazer para contorná-los de maneira benéfica às partes?”, indagou o juiz federal.

Treinamento dos novos conciliadores em Sousa

Também participam do treinamento membros da assessoria e da secretaria da 15ª Vara Federal, instruindo sobre as maneiras pelas quais o conciliador pode atuar, no sentido de otimizar a tramitação dos processos.

Nesta quinta-feira (17), o treinamento será finalizado com explicações sobre a elaboração de relatórios, que concentram os principais dados de cada processo e sobre as audiências de salário-maternidade, além de detalhes importantes relacionados às Leis nº 10.259/2001 e nº 12.153/2009.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Recomendado pelo Google: