header top bar

section content

Golpe do WhatsApp: mais de 60 mil pessoas acessaram a falsa mensagem em menos de 24 horas

O alerta sobre a circulação da falsa mensagem foi feito pela Kaspersky Lab, empresa de segurança virtual.

Por Extra Globo

29/05/2018 às 10h57 • atualizado em 29/05/2018 às 11h53

Foto: Arquivo

Aproveitando-se da greve dos caminhoneiros, um novo golpe que circula pelo WhatsApp oferece aos usuários uma suposta lista de postos de combustíveis que teriam gasolina e etanol à venda. O alerta sobre a circulação da falsa mensagem foi feito pela Kaspersky Lab, empresa de segurança virtual. Mais de 60 mil pessoas já teriam acessado o site falso em menos de 24 horas, expondo-se a possíveis ataques cibernéticos.

De acordo com a empresa, a mensagem traz um link encurtado, que supostamente levaria à relação de estabelecimentos com combustíveis. O texto informa: “Aqui esta a lista dos postos que receberão gasolina hoje, confira”. Quando clica no referido endereço, o internauta é levado a informar sua cidade e seu estado, para que se possa ler o conteúdo.

O novo golpe que se dissemina pelo WhatsApp promete uma falsa lista de postos com combustíveis após o usuário informar a cidade e o estado O novo golpe que se dissemina pelo WhatsApp promete uma falsa lista de postos com combustíveis após o usuário informar a cidade e o estado Foto: Reprodução / Internet

Depois de compartilhar o link com sua lista de contatos do WhatsApp, o usuário é redirecionado a páginas que oferecem serviços pagos ou mostram propaganda. Também é levado a baixar aplicativos de origem duvidosa, que podem causar danos ao celular. De acordo com a Kaspersky Lab, os golpistas lucram com as milhares de visualizações desses sites de publicidade e com as instalações dos apps maliciosos indicados.

Fonte: Extra Globo - https://extra.globo.com/noticias/economia/novo-golpe-do-whatsapp-promete-acesso-falsa-lista-de-postos-com-combustiveis-22727728.html

Recomendado pelo Google: