header top bar

section content

VÍDEO: Bode da Paraíba é destaque em matéria especial do Globo Repórter da Rede Globo de Televisão

Carne e couro ganharam valor e a fabricação de produtos derivados gera diversos empregos na região conhecida como ‘Roliúde’ nordestina.

Por Luzia de Sousa

23/06/2018 às 13h17

O Globo Repórter da Rede Globo de Televisão destacou nesta sexta-feira (23), a cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, o pedaço mais seco do Brasil. O letreiro, na autêntica grafia sertaneja, proclama: estamos na ‘Roliúde’ nordestina! A cidadezinha de pouco mais de 5 mil moradores se orgulha de ter sido o cenário de muitos filmes e séries de TV.

Abençoado seja a fama do astro principal de Cabaceiras: o bode. Ele tem direito a várias estátuas espalhadas na cidade e ao título de rei.

O pessoal de Cabaceiras costuma dizer que do bode tudo se aproveita. Até o berro que vira buzina e despertador para o sertanejo. Mas foi com o couro do bode que os moradores deram um novo fôlego a uma tra dição antiga que já estava caindo no esquecimento: no distrito de Ribeira, a 14 quilômetros do centro da cidade, o artesanato é uma vocação que passa de pai pra filho. Hoje, 55 famílias sobrevivem desta arte. São mais de 300 empregos diretos e indiretos nas pequenas oficinas e nos curtumes.

O astro rei de Cabaceiras tem súditos em todas as casas e é o maior protagonista dos cardápios. A carne é muito saudável. Possui o teor de gordura bem mais baixo e é rica em proteínas e minerais como ferro e fósforo.

PORTAL DIÁRIO com Globo Repórter

Recomendado para você pelo google

BOA NOTÍCIA

Hospital Universitário de Cajazeiras passa a oferecer novos serviços para a população do Alto Sertão

REVOLTA

VÍDEO: ‘Só quem odeia Lula o quer preso, como se ele fosse um bandido perigoso’, diz jornalista

VÍDEO

“Sou liderança forte, mas estou abandonado”, declarou Gobira ao vivo sobre grupo de Carlos Antonio

VÍDEO!

Padre cajazeirense responde a cantor gospel que atacou Nossa Senhora: “Nossos pêsames a esse cantor”