header top bar

section content

Morre aos 92 em Uiraúna a matriarca Dona Maricô Cesário, viúva do pecuarista Chiquinho Possidônio

A matriarca foi uma mulher de traços fortes, trabalhadora, guerreira e de fibra.

Por Diário do Sertão

27/06/2018 às 18h41

Morre aos 92 em Uiraúna Dona Maricô

Faleceu nessa terça-feira (26), na Casa de Saúde Padre Costa em Uiraúna, Sertão da Paraíba, Maria Cesário de Freitas (Dona Maricô), 92 anos. Ela era viúva do pecuarista Francisco Lourenço Xavier (Chiquinho Possidônio). A matriarca Maricô Cesário há mais de dez anos lutava contra o Mal de Alzheimer.

Maricô Cesário de Freitas deixou 12 filhos, 35 netos, 43 bisnetos e seis trinetos. Ela era membro das tradicionais famílias Cesário e Freitas do Município de Poço Dantas. Ela era avó da professora uiraunense, Clédna Carla Guilherme Xavier, do seminarista Júnior Xavier Guilherme, da professora e ativista de esquerda, Danielle Estrela, residente do Distrito Federal e tia do advogado uiraunense Raimundo Cesário de Freitas, da ex-vice-prefeita de Uiraúna, a defensora pública Dra. Damy Machado Freitas de Oliveira e do ex-vice-prefeito de Poço Dantas, o professor e advogado Hélio de Almeida Freitas Machado.

O corpo foi velado em sua residência na Comunidade de Baixio dos Lourenços, na cidade de Icó, Estado do Ceará após celebração de missa de corpo presente presidida pelo padre da Paróquia São Francisco de Assisdo Município de Poço Dantas, César Pamplona Pinheiro.

A matriarca foi uma mulher de traços fortes, trabalhadora, guerreira e de fibra. Uma mulher de respeito, honrada, de caráter exemplar e dedicada a sua família. Deixou uma legião de amigos na comunidade de na Comunidade de Baixio dos Lourençose adjacências.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações e fotos do Jornalista Abdias Duque de Abrantes

Recomendado pelo Google: