header top bar

section content

24 MUNICÍPIOS: Começa triagem na 6ª Gerência de Saúde no Sertão da PB para Mutirão de catarata

Os pacientes devem comparecer munidos de toda documentação pessoal e exames.

Por Diário do Sertão

28/06/2018 às 15h38

Começa triagem na 6ª Gerência de Saúde

A 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, inicia nesta sexta (29), a triagem para as cirurgias eletivas de cataratas. Todos os 24 municípios da Regional Patos fizeram a captação, montaram suas demandas e apresentaram à Gerência, dentro do que havia sido pactuado na reunião da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão.

A triagem dos pacientes acontece nesta sexta e sábado, a partir das 7h, na sede da Gerência Regional de Patos, na rua Horácio Nóbrega, s/n – Belo Horizonte. Os pacientes devem comparecer munidos de toda documentação pessoal e exames. 500 cirurgias de catarata serão realizadas nos dias 6, 7 e 8 de julho para os moradores da região.

Na sexta, 29, passarão por triagem pacientes dos municípios de Areia de Baraúnas, Cacimbas, Cacimba de Areia, Catingueira, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Malta e Mãe D’Água. No período da tarde, a partir das 13h: Matureia, Passagem, Patos, Quixaba e Salgadinho.

No sábado 30 a triagem acontece com os municípios de Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Sabugi, São José do Bonfim, São Mamede, Santa Luzia, Teixeira, Várzea e Vista Serrana.

O mutirão de cirurgias eletivas de cataratas é sempre aguardado com expectativa por quem precisa do serviço. Para José Leudo de Farias, gerente da regional Patos, trata-de de uma oportunidade de muitos terem de volta sua vida social. “Quem precisa dessa cirurgia, ou faz parte do cotidiano desses pacientes, sabe bem a importância dela para a melhoria da qualidade de vida. Já tivemos pessoas que precisavam de alguém para guiá-las, e quando voltam a enxergar não escondem a emoção de poder resgatar a autonomia”, comentou Leudo.

Desde 2011, mais de 4 mil cirurgias de catarata já foram realizadas em Patos dentro dessa parceria Governo do Estado e Ministério da Saúde.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Recomendado pelo Google: