header top bar

section content

Saiba o porquê Sousa ficou conhecida como cidade Sorriso da Paraíba

A cidade comemora 164 anos de emancipação política nesta terça-feira (10)

Por Campelo Sousa

10/07/2018 às 10h24 • atualizado em 10/07/2018 às 10h25

Cidade de Sousa completa 164 anos (Foto: Montagem / Diário do Sertão)

Muitas pessoas não sabem, mas a cidade de Sousa, no sertão do estado, além de ser conhecida como cidade dos dinossauros, é chamada de cidade sorriso da Paraíba.

Segundo o professor de história, João Bosco Araújo, o nome foi dado após o político Alcídes Carneiro, usar o bordão em um discurso de campanha.

A expressão “Cidade Sorriso” atribuída a cidade de Sousa, nasceu de uma homenagem do político paraibano, Alcides Carneiro, quando este concorreu ao governo do Estado em 1947.

Conhecido como excelente orador e dotado de um discurso capaz de sensibilizar o grande público, num comício de campanha realizado aqui na cidade de Sousa, Alcides Carneiro deu início a sua fala cumprimentando a população da cidade com: “minha querida Sousa, CIDADE SORRISO, banhada pelas águas cristalinas do Rio do Peixe!”

A expressão e elogio foram tão bem recebidos pelo povo e pelos políticos presentes que passou a ser usada desde então tornando-se termo usual a todos que se referem a nossa cidade.

Em sua fala, Alcides Carneiro exaltava a hospitalidade, o carisma, a alegria e a gentileza do povo da nossa terra que sempre o recebeu de braços e sorriso abertos.

“Esta história me foi contada pelo ex-prefeito e advogado, Dr. João Estrela e enriquecida pelo deputado estadual sousense, Lindolfo Pires”, disse João Bosco.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: