header top bar

section content

TCU suspende licitação para implantar barragem no Ceará

O Tribunal, sob a relatoria do ministro Augusto Nardes, concedeu a cautelar suspendendo a concorrência

Por TCU

25/07/2018 às 07h42

Electricity from hydropower plants

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu concorrência conduzida pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) destinada à contratação de empresa responsável pela execução das obras de implantação da Barragem Barbosa, em Lavras da Mangabeira (CE). A proposta de medida cautelar foi apresentada por uma das empresas concorrentes sob a alegação de existirem restrições à competitividade no edital.

A empresa contesta as exigências de que as concorrentes tenham atestado de capacidade técnica registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea); e de que os responsáveis técnicos pertençam ao seu quadro permanente na data da entrega da proposta.

O Dnocs já foi ouvido sobre o tema, mas o Tribunal considerou as justificativas insuficientes, sendo detectadas possíveis irregularidades “que podem representar prejuízo à ampla competitividade e à seleção da proposta vantajosa”. Portanto, o órgão não comprovou que as exigências do edital “são imprescindíveis à garantia do cumprimento dos serviços a serem contratados”, segundo o acórdão da lavra do ministro-relator Augusto Nardes.

A suspensão visa possibilitar o saneamento das irregularidades identificadas até que o Tribunal decida definitivamente sobre o assunto. O Dnocs também deverá se manifestar sobre o cumprimento das deliberações feitas pelo TCU.

Fonte: TCU - https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/cautelar-do-tcu-suspende-licitacao-para-implantar-barragem-no-ceara-8A81881F64B49AD00164CCDBE46E5582.htm

Recomendado para você pelo google

VISTANDO SUA TERRA NATAL

Heron Cid defende centro universitário em Marizópolis e ponto de intersecção entre Sousa e Cajazeiras

BOA NOTÍCIA

Hospital Universitário de Cajazeiras passa a oferecer novos serviços para a população do Alto Sertão

REVOLTA

VÍDEO: ‘Só quem odeia Lula o quer preso, como se ele fosse um bandido perigoso’, diz jornalista

VÍDEO

“Sou liderança forte, mas estou abandonado”, declarou Gobira ao vivo sobre grupo de Carlos Antonio