header top bar

section content

Em reunião com lideranças, candidato ao governo da PB promete emenda ao Hospital Universitário do Sertão

Líderes de entidades de classe de Cajazeiras entregaram ao senador José Maranhão e ao candidato ao Senado, Roberto Paulino, uma solicitação coletiva de apoio

Por Jocivan Pinheiro

03/09/2018 às 07h03 • atualizado em 03/09/2018 às 14h06

Paulino e Maranhão recebem documento que solicita verba para o HUS (Foto: SA Comunicação/Exatas News)

Líderes de entidades de classe de Cajazeiras entregaram ao senador e candidato ao governo da Paraíba, José Maranhão (MDB), e ao candidato ao Senado, Roberto Paulino (MDB), uma solicitação coletiva para que eles se comprometam a viabilizar emendas parlamentares destinadas à construção do Hospital Universitário do Sertão (HUS), que será em Cajazeiras e atenderá todo o Sertão de estado. A obra está orçada em mais de R$ 170 milhões.

Antes da entrega do documento, o diretor do Campus Cajazeiras da UFCG, professor Antônio Fernandes, apresentou aos candidatos os detalhes técnicos do projeto e um prognóstico em forma de números que mostram a importância do hospital para a saúde e a educação da região.

José Maranhão compreendeu a importância do HUS e disse que vai se empenhar em colocar essa pauta como prioridade de emendas em 2019.

“Nas emendas para o orçamento de 2019, nós já vamos incluir uma emenda contemplando a realização dessa obra, a parte física, que é a construção do prédio, e a instalação dos equipamentos. Depois virão outras consequências como, por exemplo, a inserção no orçamento dos ministérios da Educação e Saúde dos recursos de manutenção”, disse o senador.

VEJA TAMBÉMProjeto arquitetônico do Hospital Universitário é apresentado a prefeitos da região

Encontro entre líderes de entidades de classe de Cajazeiras com o senador José Maranhão e o candidato ao Senado Roberto Paulino (Foto: SA Comunicação/Exatas News)

José Maranhão ressaltou ainda que o hospital trará impacto positivo para toda a Paraíba.

“Representa, antes de tudo, uma melhora qualitativa do ensino da Medicina. Por outro lado, tem a sua função social da assistência à saúde, sobretudo das pessoas mais pobres. Então, por todos os tipos que você analise, esse hospital é extraordinariamente importante, não só para o Alto Sertão da Paraíba, mas para o nosso estado. Eu acho que é dever de todas as nossas lideranças, políticas ou não, buscar novos investimentos que possam contribuir para o desenvolvimento econômico, social e, sobretudo, para fomentar uma atitude de excelência do ensino.”

Ouça o áudio de José Maranhão (Entrevista: Ivanildo Carvalho/Exatas News)

Obra imensa

O Hospital Universitário do Sertão terá uma das maiores estruturas hospitalares da Paraíba. De acordo com o projeto arquitetônico, será um edifício de quatro andares com 200 leitos, sendo 50 de UTI, com um contingente de mais de 2000 funcionários entre médicos enfermeiros e corpo de auxiliares oferecendo serviços de alta e média complexidade, com equipamentos médicos de ponta para atender 50 municípios com um potencial de atendimento de uma região com mais de meio milhão de pessoas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: