header top bar

section content

Câmara de Cajazeiras realiza sessão especial em alusão ao Dia Mundial da Diabetes

A Câmara atendeu propositura do Grupo de Amigos Diabéticos em Ação (Gada)

Por Jocivan Pinheiro

14/11/2018 às 09h13 • atualizado em 26/11/2018 às 09h22

A Câmara de Vereadores de Cajazeiras realizou nesta terça-feira (13) uma sessão especial para debater o Dia Mundial da Diabetes, atendendo propositura do Grupo de Amigos Diabéticos em Ação (Gada).

A sessão foi presidida pelo presidente Marcos Barros de Souza e secretariada pelo primeiro secretário, Álysson Américo de Oliveira (Alysson Voz e Violão) e pelo segundo secretário Kleber Gonçalves Lima.

VEJA TAMBÉM: Câmara aprova projeto para realização de concurso da Prefeitura de Cajazeiras

A mesa diretora contou com as presenças do secretário municipal de Saúde, Cristóvão Pinheiro; do superintendente do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), Mônica Paulino; do presidente do Gadam, Ronaldo Rodrigues, e da representante da 9ª Gerência de Saúde.

A mesa do plenário foi composta pelo representante do Conselho Municipal de Saúde, Elinete Lourenço; a coordenadora de marcação de cirurgia do Hosítal Regional de Cajazeiras (HRC), Dayanne Cristina; a enfermeira chefe da Unidade de Saúde Tancredo Neves, Ianna Gomes; a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, professora Cris Cavalcante.

O presidente do Gada apresentou dados estatísticos e ações/atividades da entidade em Cajazeiras e destacou que atualmente a diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com incidência cada vez mais crescente. Segundo ele, a doença atinge cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas acometidas.

Ronaldo Rodrigues destacou ainda a situação da cidade de Cajazeiras, onde atualmente 3.215 pessoas estariam com a doença, a maioria mulheres.

A professora Cris Cavalcante, mãe de uma criança com diabetes tipo I, se emocionou ao falar sobre o assunto, pois passa por bastante dificuldades com a filha. Ela reforçou o pedido para um olhar mais aprofundado sobre as pessoas que possuem essa doença.

Recomendado pelo Google: