header top bar

section content

Ricardo inaugura nova Companhia do Corpo de Bombeiros na PB para atender mais de 100 mil pessoas

A nova unidade teve investimentos de R$ 596 mil

Por Secom PB

01/12/2018 às 14h26 • atualizado em 01/12/2018 às 14h28

Ricardo inaugura segunda Companhia de Bombeiros de Sapé (Foto: Alberi Pontes)

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta sexta-feira (30), em Sapé, a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba ( 2ª/CBMPB). A unidade, que teve investimentos de R$ 596 mil, contemplará, ainda, os municípios de Mari, Cruz do Espírito Santo, Sobrado e Riachão do Poço, beneficiando mais de 100 mil pessoas.

Na solenidade de inauguração, Ricardo ressaltou os esforços do Governo do Estado para aproximar o Corpo de Bombeiros cada vez mais da população. “Ao longo de toda a história do Corpo de Bombeiros, que tem 100 anos, foram constituídas nove companhias. Em oito anos, nós dobramos a existência do Corpo de Bombeiros nas mais diversas regiões, criando mais nove companhias. Esta de Sapé, em parceria com a Prefeitura, que cedeu o prédio, vai atender a 118 mil pessoas de cinco municípios, que antes eram atendidas por Guarabira”, frisou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, afirmou que a 2ª Companhia de Bombeiros Militar é mais um avanço na área da pasta. “O governador Ricardo Coutinho, antes do fim da gestão, completa mais esta ação importante, beneficiando Sapé e toda essa região, que precisava ser melhor atendida”, afirmou, lembrando que também será inaugurada uma Delegacia de Polícia.

VEJA TAMBÉM: Na Espanha, Ricardo profere palestra sobre desigualdade social no Brasil e ressalta ações de combate à pobreza na Paraíba

Ricardo inaugura segunda Companhia de Bombeiros de Sapé (Foto: Alberi Pontes)

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Jair Carneiro, destacou o projeto de interiorização da Corporação, cada vez mais próxima da população. “Esta é a 9ª unidade que o governador Ricardo Coutinho entrega à população paraibana, um avanço significativo de uma Corporação cuja missão é salvar vidas, fazendo com que o Corpo de Bombeiros esteja nas áreas integradas de Segurança Pública”, acrescentou.

O prefeito de Sapé, Roberto Feliciano, agradeceu ao governador Ricardo Coutinho os investimentos do Governo do Estado na região. “Essa obra vai trazer muitos benefícios para a população de Sapé e de municípios vizinhos. Sapé completa neste sábado 93 anos, e este é mais um presente da gestão do governador Ricardo Coutinho”, comentou.

Participaram ainda da solenidade o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, tenente-coronel Euller Chaves; os prefeitos Roberto Feliciano, de Sapé, e George Coelho, de Sobrado; além dos deputados estaduais Gervásio Maia, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); João Gonçalves; e o deputado licenciado Buba Germano, entre outras autoridades.

Ricardo inaugura segunda Companhia de Bombeiros de Sapé (Foto: Alberi Pontes)

População beneficiada – A instalação da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar em Sapé terá como principal benefício maior agilidade no tempo-resposta das ocorrências. Antes, os moradores da Zona da Mata paraibana eram atendidos pelo 3° Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Guarabira.

O primeiro comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, capitão Manoel Gonçalves Neto, ressaltou que esse foi o principal benefício para a população de Sapé e dos outros quatro municípios. “Essa agilidade é um benefício extraordinário para essa região, tendo em vista o tempo-resposta das ocorrências, que vai cair muito. Para se ter ideia do benefício, um incêndio em Mari, por exemplo, a equipe demorava em média 40 minutos no deslocamento de Guarabira”, afirmou.

A 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar realizará atendimentos preventivos e de emergência nas áreas de combate a incêndio, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar. A Unidade, que contará com 18 militares, atuará ainda em vistorias e fiscalizações realizadas pelo Centro de Atividades Técnicas.

VÍDEO

Jovem jornalista estreia programa na TV e conta tudo sobre o Atlético de Cajazeiras no Paraibano 2019

PRATICIDADE NA FISCALIZAÇÃO

VÍDEO: TCE-PB inaugura espaço digital público para ideias tecnológicas de controle dos atos públicos

GRUPOS SE ENFRENTAM NA 1ª FASE

VÍDEO: Dirigentes do Sertão comentam sorteio do Paraibano 2019. Atlético enfrentará o ‘grupo da morte’

ASSISTA!

Imagens de câmeras de segurança mostram assalto a comerciante em frente a banco na cidade de Patos