header top bar

section content

Voltará a chover nas regiões de Sousa e Cajazeiras ainda essa semana, afirma meteorologista

A massa de ar seco voltou a perder força sobre o semiárido, e a onda planetária de energia associada ao sinal positivo para chuvas da Oscilação 30 - 60 dias continua atuando sobre o Nordeste.

Por Campelo Sousa

03/12/2018 às 07h10 • atualizado em 03/12/2018 às 07h11

Ações de prevenção garantem a segurança durante as chuvas

As regiões de Sousa e Cajazeiras, no sertão do estado, poderão ter chuva entre os dias 02 e 04 de dezembro, é o que afirma o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

A massa de ar seco voltou a perder força sobre o semiárido, e a onda planetária de energia associada ao sinal positivo para chuvas da Oscilação 30 – 60 dias continua atuando sobre o Nordeste.

As chuvas estão ocorrendo conforme previu o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira de forma isolada no Semiárido da Paraíba.

PREVISÕES

Conforme previsão realizada e divulgada dia 29 de outubro pelo físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, colunista do Diário do Sertão, as chuvas isoladas no semiárido do Estado da Paraíba estão ocorrendo, caracterizando a fase de transição de normalidade para El Niño, que está em curso atualmente na região central do Oceano Pacífico Equatorial.

Conforme já frisado, não é sempre que o fenômeno climático e oceânico El Niño desfavorece a ocorrência de chuvas no interior do Nordeste, no final do ano e no mês de janeiro, muitas vezes com El Niño configurado ou num cenário de transição como o atual, eventos significativos de chuvas costumam ocorrer na região, devido a atuação de “Instabilidade Atmosférica” associada a atuação de Frentes Frias no sul da Bahia, Vórtices Ciclônicos de Ar Superior, juntamente com o aquecimento do Atlântico Sul na altura da costa leste da citada região, dentro do trimestre novembro, dezembro e janeiro que faz parte do período de pré- estação chuvosa do semiárido do setor norte do Nordeste.

+ Onda planetária de energia intensifica chuvas no sertão nos próximos dias, afirma Meteorologista

As chuvas isoladas em alguns momentos, e esparsas em outros que estão ocorrendo especificamente no interior da Paraíba desde o corrente dia 22 de novembro, têm a contribuição de umidade das Frentes Frias que estão atuando essa época no sul da Bahia.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: