header top bar

section content

Prefeitura de Bonito de Santa Fé divulga principais ações do Departamento de Meio Ambiente do município

Departamento desenvolve trabalhos voltados para a orientação técnica e atividades relacionadas à preservação e conservação ambiental

Por Assessoria BSF

14/12/2018 às 11h14 • atualizado em 14/12/2018 às 11h18

Prefeitura de Bonito de Santa Fé realiza obra em açude do município

O Departamento de Meio Ambiente do município de Bonito de Santa Fé divulgou as ações que foram realizadas no biênio 2017/2018. Neste, estão relatadas as principais atividades da antiga Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, atual Departamento de Meio Ambiente Municipal, que desenvolve trabalhos voltados para a orientação técnica e atividades relacionadas à preservação e conservação ambiental.

A gestão “Democracia, Trabalho e Transparência”, através de sua antiga Secretaria e atual Departamento, conseguiu realizar:

“Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Associação dos Fabricantes de Pneus Nacional (RECICLANIP) levamos para São Paulo mais de 2.500 pneus inservíveis que haviam acumulado ao longo do tempo na Associação de Recicladores do Município de Bonito de Santa Fé (ASCAMAR).

Em parceria com a Secretaria de Agropecuária e Pesca do Governo do Estado da Paraíba, inserimos Alevinos (peixes na fase inicial de crescimento) em todos os açudes públicos do município, com o objetivo de gerar alimento e renda para os bonitenses que necessitam.

Efetivamos análises físico-químicas e bacteriológicas de água de poços artesianos através do programa Água Para Todos, do Governo Federal, por meio da FUNASA de João Pessoa.

Efetivamos análises físico-químicas e bacteriológicas dos açudes públicos do município, que apresentaram um quadro de normalidade, também por meio da FUNASA de João Pessoa.

Em parceria com a Saúde Ambiental do Governo do Estado da Paraíba e a Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ- efetivamos análises relativas a agrotóxico nas águas superficiais dos açudes públicos.

Em parceria com a ONG Juazeiro Ambiental, de Juazeiro do Norte/CE, levamos para Juazeiro, eletroeletrônicos inservíveis (televisores, computadores, baterias de celulares, entre outros) com o objetivo de darmos destinação final adequada aos mesmos. Já estamos com uma outra quantidade para levar ainda este mês.

Efetivamos, junto ao Laboratório do ITEP, em Recife/PE, análise relativa a Urânio: água e solo do Açude Bartolomeu. Estamos no aguardo do parecer técnico do Ministério da Saúde.

O Departamento de Meio Ambiente restaurou sistemas de drenagem de chorume e gás de célula do aterro sanitário, circunstância que viabilizou o recebimento do aterro por parte do órgão financiador.

Estas foram as principais ações registradas à frente da antiga Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, atual Departamento de Meio Ambiente Municipal, haja vista serem ações sui generis, ou seja, não desenvolvidas antes por Bonito de Santa Fé.”

Recomendado pelo Google: