header top bar

section content

Botijão de gás explode dentro de residência e deixa 5 pessoas feridas na região de Sousa

A família estava jantando quando o botijão explodiu

Por Campelo Sousa

19/12/2018 às 09h43

A explosão por pouco não termina em tragédia na região de Sousa

O vazamento de gás em uma residência causou uma explosão e provocou ferimentos em uma família, durante a noite de terça-feira (18), em Nazarezinho, na região de Sousa, Sertão do estado.

Segundo informações das vítimas, a família estava jantando, quando o botijão acabou explodindo.

Duas crianças de 9 anos, e três adultos acabaram se ferindo, e foram socorridas para a Maternidade de Nazarezinho, e em seguida, encaminhadas pelo SAMU e Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Sousa.

As vítimas tiveram várias queimaduras de 1º e 2º grau.

Apesar dos ferimentos, nada de mais grave aconteceu, e as vítimas não correm risco de vida.

DICAS E CUIDADOS DE SEGURANÇA 

Confira dez dicas e cuidados sobre segurança com botijões de gás:

1- SEMPRE confira a distribuidora, a certificação do INMETRO e o prazo de validade que devem estar especificados no corpo do botijão de gás, em seu regulador de pressão e sua mangueira.

2- Recuse botijões sem o lacre da distribuidora na válvula, muito amassados, enferrujados e com as alças soltas.

3- Não faça extensões na mangueira de gás, juntando várias delas.

4- O botijão deve permanecer sempre na posição vertical, nunca deitado.

5- Não armazene o botijão de gás em lugares fechados (como armários de cozinha), preferindo armazená-lo do lado de fora da cozinha em local arejado, coberto e protegido das intempéries.

6- Jamais passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão.

7- Armazene o botijão a uma distância mínima de 1,50m de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos ou grelhas de escoamento de água.

8- Feche o registro de gás sempre que não estiver usando o fogão.

9- Em caso de suspeita de vazamento de gás feche o registro de gás, não acione interruptores de eletricidade, alerte e afaste as pessoas do local, abra portas e janelas, não acenda fósforos ou isqueiros e retire o botijão para um local aberto, ventilado e longe de fonte de ignição.

10- Com fogo, retire as pessoas do local e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo 193. Se possível, utilize extintor de incêndio de pó químico seco para apagar as chamas.

DIÁRIO DOS ERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: