header top bar

section content

Reunião no Ceará discute determinação do município de Cajazeiras como sede da Zona Franca do Semiárido

PEC que cria a Zona Franca do Semiárido propõe área de livre comércio entre 93 municípios para exportação e importação com incentivos fiscais por 30 anos

Por Jocivan Pinheiro

25/01/2019 às 07h30 • atualizado em 24/01/2019 às 23h12

Estarão incluídos no projeto os municípios situados no raio de 100 quilômetros a partir de Cajazeiras

O município de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, a 480 km de João Pessoa, está cada vez mais forte na disputa para ser a sede da Zona Franca do Semiárido (ZFS). Trata-se de uma área de desenvolvimento industrial abrangendo municípios do Sertão nordestino e do Norte de Minas Gerais por meio de incentivos fiscais. O projeto, no entanto, ainda tramita no Congresso.

Durante reunião realizada na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) no dia 21 de janeiro, foi discutida a determinação do município de Cajazeiras como sede da Zona Franca. Estabeleceu-se que estarão incluídos no projeto todos os municípios situados no raio de 100 quilômetros a partir da sede.

Outros estados nordestinos que não forem contemplados pela área determinada deverão apresentar apenas um de seus municípios que seja apto à inclusão na Zona Franca.

VEJA TAMBÉMWilson Filho cobra agilidade da Câmara para votar projeto do Semiárido Nordestino

O PEC que cria a Zona Franca do Semiárido propõe uma área de livre comércio entre 93 municípios para exportação e importação com incentivos fiscais pelo prazo de 30 anos. A estimativa é que o projeto possibilite a criação de cerca de 100 mil de empregos diretos e indiretos.

O deputado estadual eleito Wilson Filho (PTB-PB), quando ainda era deputado federal em 2018, cobrou várias vezes apoio da bancada do Nordeste e do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), para que a PEC 19/11, de sua autoria, seja pautada e aprovada.

“Esse projeto vai revolucionar a economia nordestina e mudar de uma vez por todas a realidade de sofrimento e de várias necessidades que nós encontramos, principalmente no Sertão da Paraíba”, disse.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: