header top bar

section content

Matéria da Veja destaca professor do IFPB de Cajazeiras ao lado de grandes nomes da tecnologia mundial

Professor doutor Raphaell Maciel de Sousa é destaque em uma matéria da revista Veja, publicada nesta sexta-feira (25), sobre a tecnologia dos carros autônomos

Por Jocivan Pinheiro

25/01/2019 às 11h29 • atualizado em 25/01/2019 às 11h40

Professor doutor Raphaell Maciel de Sousa, do IFPB – campus de Cajazeiras

O professor doutor Raphaell Maciel de Sousa, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras, é destaque em uma matéria da revista Veja, publicada nesta sexta-feira (25), sobre a tecnologia dos carros autônomos (que se pilotam sem motorista).

Intitulada “Engenheiros do futuro”, a matéria mostra que os carros autônomos já são uma realidade no cotidiano dos moradores de algumas cidades do mundo e que vários brasileiros no exterior fazem parte de equipes que desenvolvem a tecnologia.

VEJA TAMBÉM: IFPB de Cajazeiras anuncia novo curso tecnológico para 2019 com 40 vagas no primeiro semestre

Já no Brasil, Raphaell se destaca por ter criado um grupo de robótica para alunos do ensino médio em Cajazeiras. Para montar um protótipo de um minicarro autônomo, eles contaram com o apoio da empresa americana Nvidia, uma das que lideram o desenvolvimento de inteligência artificial no mundo.

Raphaell em destaque na matéria da Revista Veja

“Um carro autônomo em escala real é muito caro e ainda está um pouco distante pra gente em termos financeiros. A ideia da gente foi construir um protótipo em escala que tivesse as mesmas tecnologias e que pudesse servir de plataforma para desenvolvimento e para ensino”, explicou Raphaell ao Diário do Sertão.

Raphaell e seus alunos já viajaram uma vez para os Estados Unidos e outra para a Colômbia para disputar competições de robótica, trazendo sempre grandes resultados para o Brasil.

“A gente está começando a colher os frutos desse trabalho que a gente vem desenvolvendo ao longo dos anos com apoio do IFPB e, sobretudo, com apoio dos alunos. Não seria possível se não fosse a participação dos nossos alunos. Esse reconhecimento é importante porque a gente acaba divulgando o que é feito no interior da Paraíba. A gente está no Sertão, então algumas pessoas podem pensar que não existe esse tipo de coisa aqui, mas a gente está aí para mostrar que existe isso e existe muito mais”, completa Raphaell, referindo-se à matéria da revista Veja.

Raphaell Maciel de Sousa tem 32 anos, é natural de Santana-SP, mas veio para a Paraíba ainda bebê, onde morou em Sumé até os 16 anos e depois fixou residência em Cajazeiras, onde vive até hoje. Doutor em Automação Industrial, ele leciona neste curso superior e também é professor do curso técnico de Eletromecânica, além de coordenar o novo curso superior de Engenharia de Controle e Automação, todos no IFPB de Cajazeiras.

Leia a matéria completa na Veja

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: