header top bar

section content

Ceará registra mais de 160 mil casos de virose da mosca no ano

Apesar de número considerado alto, estado teve redução do número de casos da doença em quase 10%.

Por G1 CE

12/05/2019 às 16h40

Procura pelos postos de saúde e hospitais cresce no Ceará com os casos de virose da mosca — Foto: Reprodução/TV Globo

Entre janeiro e abril deste ano, o número de casos da doença diarreica aguda (DDA) no Ceará chegou a 160.142, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Em igual período de 2018, o estado contabilizava 177.716 ocorrências da virose da mosca, como é conhecida popularmente a doença. Comparando os dois intervalos, a redução é de 9,9%.

Com 16.831 notificações, Fortaleza é a cidade com maior número de registros, se posicionando à frente de Maracanaú (8.339), Sobral (4.872), Maranguape (4.827) e Horizonte (4.510). Em contrapartida, municípios do interior cearense acumulam a menor quantidade: Jati (6), Arneiroz (9), Ipaporanga (55), Potengi (56) e Salitre (60).

Fonte: Sesa

Apesar da baixa nos casos, a assessora técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvep), da Sesa, Caroline Muniz, considera que o total registrado em 2019 “ainda é um número muito alto”, o que demanda maior atenção da Pasta. “Existe uma preocupação com relação aos municípios que têm muitos casos e também com os que não têm, porque a gente sabe que ela é uma doença endêmica do nosso Estado. Nós temos o cuidado de monitorar todas as regiões”, destaca.

Cuidados

Embora seja conhecida como “virose da mosca”, a DDA é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados por insetos que levam os micro-organismos. Contudo, cuidados preventivos são eficazes para que a enfermidade seja evitada, como explica a médica infectologista Melissa Soares Medeiros.

“É preciso ter muita atenção com água contaminada, evitando uso de líquido de origem não fidedigna, como em locais que não são muito higiênicos. É preciso também sempre lavar as mãos e os alimentos antes de comer, principalmente, frutas e verduras, além dos cuidados pessoais”, orienta.

Fonte: G1 CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/05/11/ceara-registra-mais-de-160-mil-casos-de-virose-da-mosca-no-ano.ghtml

Tags:
Recomendado pelo Google: