header top bar

section content

Estudantes do Paraguai conhecem ações de extensão rural na Paraíba

Elas integram a missão técnica de formação para educação de jovens vencedores.

Por Luzia de Sousa

07/11/2019 às 13h17

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) recebeu, nessa quinta-feira (7), em sua sede, localizada na estrada de Cabedelo, estudantes do Paraguai interessadas em conhecer as tecnologias do sistema de produção sustentável do Projeto Algodão Paraíba e de outras culturas. Elas integram a missão técnica de formação para educação de jovens vencedores da escola do conhecimento do sistema interescolar de produção do algodão daquele País.

Um dos principais objetivos da visita à Paraíba, além de conhecer as ações de assistência técnica e extensão rural, é estimular o interesse estratégico na agricultura familiar no âmbito do desenvolvimento rural sustentável, levando em conta os contextos produtivos, socioprodutivos e novas oportunidades no campo.

Participam da missão Natalia Aguilar Venega, Luisa Curtido Martinez, Leticia Varela e Monica Alves, que foram recebidas pela gerente regional da Empaer de João Pessoa, Keyla Leal Deininger e pelo extensionista rural e especialista em agroecologia, Ricardo Pererira

A ação faz parte do Projeto de Fortalecimento do setor algodoeiro, por meio da cooperação Sul Sul trilateral, entre Brasil, FAO e países do Mercosul, que demonstrem interesse pela extensão rural brasileira para a revitalização da cultura do algodão de forma sustentável e da segurança alimentar na agricultura familiar de suas regiões.

De acordo com a programação, após as apresentações institucionais da extensão rural no Brasil e da Empaer da Paraíba, feita pela extensionista rural, Eliezia Paulino, a comitiva seguiu para o município do Conde para visitas à Cooperativa Agriconde, ao shopping Rural e a unidade produtiva do agricultor familiar Valdir Araújo da Silva. Nesses imóveis rurais, elas irão conhecer a diversidade dos produtos agroecológicos, além de receber informações sobre manejo orgânico, políticas públicas, comercialização e organização rural.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado para você pelo google

PREOCUPADO

VÍDEO: Na Semana dos Pobres, bispo de Cajazeiras alerta que “pobreza se avoluma cada vez nas cidades”

A OBRA PAROU?

Ex-vereador denuncia que terminal rodoviário de Sousa está abandonado: “Prefeito Tyrone não está nem aí”

PROJETO DE LEI

VÍDEO: Comentarista diz que críticas ao leilão de imóveis da Prefeitura de Cajazeiras é ‘politicagem’

NASCEU DE NOVO!

VÍDEO: condutor-socorrista do SAMU salva bebê que estava engasgado e sem respirar em Patos