header top bar

section content

Atenção: pesquisadora alerta sobre os riscos à saúde em consumir água de carros-pipa: “E o tratamento?”

A professora finalizou a entrevista fazendo um alerta à população para ter cuidado com o armazenamento da água nas residências. Confira o vídeo!

Por

21/12/2015 às 13h30

A população da cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, está cada vez mais utilizando água fornecida através de caminhões-pipa, porém são necessários alguns cuidados para consumir o líquido. Esse é o tema da segunda reportagem do Portal e TV Online Diário do Sertão, com a professora e pesquisadora em gestão ambiental do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Lúcia Mara.

?

De acordo com Lúcia, é essencial que todos fervam a água destinada a consumo e preparo de alimentos, pois, o consumo de água contaminada pode acarretar doenças.

Leia tambem: 

Pesquisadora alerta sobre riscos de consumir água de poços e diz que água subterrânea pode acabar

"É essencial ter muito cuidado, primeira coisa é procurar saber de onde vem a água. Separar essa água do carro-pipa da água tratada que chega nas torneiras. Além disso, se for o caso, é melhor ferver a água ou usar do hipoclorito de sódio (água sanitária), o ideal é colocar aproximadamente de três a quatro gotas para cada litro de água, após isso, mexer bem a água no recipiente para que o produto extermine as bactérias e depois de meia hora você pode fazer o consumo da água. Outro método é usar o tradicional filtro de barro, ou mesmo ferver a água", destacou.

A professora finalizou a entrevista fazendo um alerta à população para ter cuidado com o armazenamento da água nas residências. "Sempre tampar os recipientes para evitar doenças que são transmitidas através do mosquito da dengue", salientou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: