header top bar

section content

Pesquisadores apontam que chuvas podem voltar ao Sertão e alertam para pouca chuva até o mês de março

A previsão foi indicada esta semana pelo meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, Flaviano Fernandes durante ciclo de palestras.

Por

14/12/2015 às 09h09

Uma boa quadra invernosa de 2016 para o Sertão da Paraíba está dependendo da continuidade de aquecimento do Oceano Atlântico. A previsão foi indicada esta semana pelo meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, Flaviano Fernandes Ferreira, durante palestras na Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, em João Pessoa.

Flaviano Fernandes explicou que o sul do Oceano Atlântico está aquecendo e que isso é significativo para a evaporação da água e consequente formação de nuvens no litoral do Brasil.

O aquecimento do Atlântico, segundo o meteorologista será necessário para que o El Nino deixe de exercer sua influência sobre o clima. “Até fevereiro, o El Nino ainda estará presente e isso tende a inibir a formação das chuvas. A expectativa é a de que em março ele já tenha se desfeito”, disse.

Cajazeiras
Em Cajazeiras, o engenheiro agrônomo Adalberto Nogueira alertou o fenômeno, afirmando a inibição do El Nino representa uma boa notícia para os paraibanos, pois as chuvas podem voltar ao Nordeste.

O engenheiro declarou que as chuvas para o primeiro trimestre de 2016, ou seja, de janeiro a março ocorrerão por meio de vórtice, que significa pouca chuva e em regiões descontínuas. “O índice será abaixo da normalidade até 65%”.

O engenheiro afirmou que as precipitações não serão suficientes para que os mananciais armazenem água. “Até março ainda estaremos sob o efeito do El Nino e com apenas 25% de chances de uma quadra chuvosa boa”, adiantando que registros de bons invernos serão vistos apenas em 2024 e 2025.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: